TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
setembro verde

Paraíba registra 2ª doação de órgãos em menos de 24h

A ação generosa ocorreu no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, localizado em Campina Grande

Por Carlos Rocha Publicado em
Paraíba registra 2ª doação de órgãos em menos de 24h
Paraíba registra 2ª doação de órgãos em menos de 24h (Foto: Secom-PB)

A Central Estadual de Transplantes, uma unidade vinculada à rede de saúde do Governo da Paraíba, celebrou nesta sexta-feira um ato de solidariedade que irá transformar a vida de cinco pessoas com a segunda doação de órgãos em menos de 24 horas. A ação generosa ocorreu no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, localizado em Campina Grande.

A doadora, uma paciente de 50 anos, havia sido internada no hospital no dia 11 de setembro devido a um hematoma cerebral. O gesto de doação foi possível após a confirmação da morte encefálica e a autorização da família.

Para honrar o ato de generosidade da família doadora, os funcionários do hospital organizaram um corredor humano que acompanhou a saída da doadora da UTI até o bloco cirúrgico. Este momento, conhecido como o "cortejo da vida", foi marcado por aplausos emocionados.

Os órgãos doados incluem o fígado, que será transplantado para um receptor paraibano, rins, aceitos pela Central de Transplantes de Pernambuco, e córneas, que foram encaminhadas ao Banco de Olhos da Paraíba. As córneas passarão por avaliação rigorosa antes do transplante, seguindo os procedimentos padrão.

A diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, destacou a importância da conscientização das famílias para o aumento das doações na Paraíba. Ela ressaltou que as duas doações em menos de 24 horas refletem o aumento da sensibilidade das pessoas em relação à causa da doação de órgãos e como esse gesto de solidariedade pode salvar vidas e transformá-las.

No decorrer deste ano, a Paraíba já realizou 177 transplantes, incluindo 125 transplantes de córneas, 23 de rim, 19 de fígado, quatro de medula óssea e seis de coração. No entanto, ainda 496 paraibanos estão na lista de espera por um transplante, com 309 aguardando córneas, cinco por um coração, 17 por um fígado e 165 por um rim.

Leia também:


Relacionadas