TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
hospital de trauma

Hospital de JP alerta para aumento de casos de choques elétricos em crianças

Os dados são do hospital de emergência e trauma de João Pessoa

Por Carlos Rocha Publicado em
Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa
Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa (Foto: Ascom)

    O Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa divulgou nesta segunda-feira (25) dados preocupantes sobre o número de ocorrências de choques elétricos atendidas na unidade nos anos de 2022 e 2023. Os números revelam um aumento significativo nas entradas de pacientes vítimas desses acidentes, especialmente entre crianças.

    Em 2022, a unidade registrou 7 entradas de pacientes com idades de 0 a 12 anos vítimas de choques elétricos no período de janeiro a julho. Já em 2023, esse número saltou para 12 casos durante o mesmo período. Considerando todas as faixas etárias, foram 52 entradas em 2022 e 56 entre janeiro e julho de 2023.

    O caso mais recente envolveu uma criança de 8 anos, que faleceu após receber uma descarga elétrica enquanto brincava de futebol em uma quadra, na última sexta-feira (22), no bairro do Róger, em João Pessoa. De acordo com testemunhas, o menino teria pisado em um fio elétrico estendido para acender os refletores da quadra.

    O menino foi rapidamente socorrido por pessoas presentes no local e levado ao Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, onde chegou a dar entrada. No entanto, apesar dos esforços da equipe médica, a criança não resistiu aos ferimentos causados pela descarga elétrica.

    O incidente no Roger aconteceu menos de dez dias após a morte de Rafaela Kelly da Silva, de 23 anos, também vítima de uma descarga elétrica em sua residência. Ela recebeu socorro com o auxílio de uma viatura da Polícia Militar, porém, não resistiu aos ferimentos.

    Diante dessa realidade alarmante, a segurança na rede elétrica surge como um tema de extrema importância para preservar vidas. A Energisa, responsável pela distribuição de energia na Paraíba, destaca a importância de seguir medidas de segurança para evitar acidentes elétricos.

    Algumas dicas para garantir a segurança incluem prestar atenção em áreas molhadas, como lavanderias, cozinhas e banheiros, pois a água é um excelente condutor de eletricidade. Em caso de problemas na rede elétrica ou nos cabos que ligam à residência, é fundamental entrar em contato com a Energisa. Também é importante ter cuidado com a proximidade de fachadas e materiais metálicos que possam tocar nas redes elétricas. Evitar soltar pipas próximas às redes elétricas e nunca arremessar cabos ou objetos sobre elas são medidas essenciais. Além disso, não utilizar aparelhos celulares enquanto estão ligados à tomada é fundamental para evitar acidentes.

    A conscientização sobre os perigos da eletricidade e a adoção de medidas preventivas são cruciais para garantir a segurança de todos em ambientes elétricos.

    Leia também:


    Relacionadas