TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Polícia aguarda

Suspeita de injúria racial no Manaíra Shopping apresenta atestado e retarda depoimento

Polícia aguarda chegada de novas provas técnicas para seguir com as investigações.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Vítima aguarda uma reunião com o Manaíra shopping e representantes da loja
Vítima aguarda uma reunião com o Manaíra shopping e representantes da loja (Foto: Reprodução / Trip Advisor)

Foi instaurado inquérito para apurar a denúncia realizada por Alice Fidelis, jovem que denunciou ter sido vítima de injúria racial dentro da loja Ri Happy, no Manaíra Shopping, em João Pessoa. Ao Portal T5, o delegado Marcelo Falcone declarou que a mulher suspeita de praticar o crime foi convocada para prestar esclarecimentos, mas ainda não compareceu, pois apresentou um atestado médico de 12 dias.

Falcone, que é titular da Delegacia Especializada de Crimes Homofóbicos, Raciais e de Intolerância Religiosa da capital, informou que também foram solicitadas “algumas imagens, que ainda não chegaram”. O andamento das investigações deve acontecer com a disponibilidade de provas técnicas. Ao Portal T5, Alice Fidelis informou que aguarda uma reunião agendada com representantes do shopping e da loja.

Confira a entrevista exibida na TV Tambaú:

Recentemente, ela disse que foi procurada pela loja e também pelo shopping. Segundo Alice, a Ri Happy afirmou ter verificado imagens de câmeras de segurança e negou haver qualquer situação semelhante ao relato da psicopedagoga. Já o shopping tenta contato para saber detalhes da denúncia.

Denúncia nas redes

Por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, Alice contou que entrou na loja para comprar um brinquedo que seria utilizado em suas aulas de terapia com crianças e que, ao deixar a loja, foi abordada por uma vendedora.

O que dizem os citados

Nas redes sociais, a Ri Happy disse que entrou em contato com a consumidora, pedindo desculpas pelo ocorrido. "A empresa rechaça veementemente qualquer tipo de atitude de preconceito e discriminação, por isso está tomando as medidas cabíveis sobre o caso, além de reforçar o treinamento sobre as políticas de atendimento na loja.", disse em nota.

O Manaíra Shopping declarou que repudia qualquer tipo de preconceito e afirmou que a loja está tomando as atitudes cabíveis.

Injúria racial é crime

No início deste ano, foi sancionada a Lei 14.532, de 2023, que tipifica como crime de racismo a injúria racial, com a pena aumentada de um a três anos para de dois a cinco anos de reclusão.

Vale lembrar que, enquanto o racismo é entendido como um crime contra a coletividade, a injúria é direcionada ao indivíduo.

Leia mais:


Relacionadas