TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
EM JOÃO PESSOA

Em protesto, representantes do DCE seguem ocupando reitoria da UFPB

Os protestantes divulgaram uma carta-denúncia relatando diversos problemas vividos no ambiente da universidade

Por Rinaldo Pedrosa Publicado em
Representantes do DCE ocupam a reitoria do Campus I da UFPB
Representantes do DCE ocupam a reitoria do Campus I da UFPB (Foto: Yago Lins/DCE-UFPB)

No dia do estudante, comemorado nesta sexta-feira (11), representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) ocuparam a reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), reivindicando uma série de medidas para os alunos da instituição. Os protestantes divulgaram uma carta-denúncia relatando diversos problemas vividos no ambiente da universidade.

Entre as reivindicações, está a pedida pela diminuição no preço praticado pelo Restaurante Universitário (RU), que atualmente está fixado em R$ 14,40 no Campus I. Os estudantes também reclamam que número de alunos isentos do pagamento do RU é irrisório. "Apenas 3.280, dos mais de 20 mil estudantes, possuem o auxílio restaurante universitário. Esse número é irrisório quando se trata de uma universidade localizada num dos estados mais pobres do Brasil, em que as listas de espera para um auxílio estudantil são maiores a cada edital."

Além disso, os estudantes relatam que não possuem segurança nos espaços da universidade. "Existem muitos registros e denúncias de assaltos, furtos e assédios dentro da instituição e até sequestros, como ocorreu recentemente com a professora Melânia Lopes, no Centro de Tecnologia. Há denúncias dos estudantes por agressões físicas e verbais pela dita “segurança” da UFPB."

Confira a carta-denúncia na íntegra.

O que diz a UFPB?

Em nota, a UFPB afirmou que repudia a ação dos manifestantes. "Medidas estão sendo tomadas para apurar responsabilidades e punir essas ações, no mínimo pouco urbanas e flagrantemente desrespeitosas, atentando contra servidores e órgão público."

Leia também:


Relacionadas