TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Veja motivo

200 prefeituras da PB protestam por mais recursos nesta quarta (30)

Atividades administrativas das prefeituras serão suspensas, segundo a Famup

Por Juliana Alves Publicado em
Protesto da Famup deve acontecer na Praça João Pessoa nesta quarta (30)
Protesto da Famup deve acontecer na Praça João Pessoa nesta quarta (30) (Foto: Reprodução/Secom-JP)

Um protesto contra as quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), nesta quarta-feira (30), deve paralisar as atividades administrativas em 200 prefeituras da Paraíba. A informação foi confirmada ao Portal T5 pelo presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho.

O FPM é a principal fonte de receita dos municípios pequenos e ajuda a custear despesas obrigatórias, como o pagamento de servidores públicos e da Previdência. Nesta quarta (30), está prevista uma mobilização na Praça dos Três Poderes, no Centro de João Pessoa. O protesto deve começar às 9h.

De acordo com o presidente da Famup, as prefeituras vão fechar suas sedes e parar as funções administrativas. Apesar disso, os serviços considerados essenciais - como saúde, educação, segurança e limpeza urbana, por exemplo - funcionam normalmente.

Região Metropolitana de João Pessoa

Ao T5, George Coelho afirmou que as cidades de Conde, Santa Rita, Bayeux, Cabedelo e Caaporã, na Região Metropolitana de João Pessoa, confirmaram a adesão ao movimento contra os cortes no FPM. A capital paraibana, segundo a Famup, deve prestar apoio à paralisação.

Matéria atualizada às 9h50 para modificação do quantitativo de prefeituras que aderiram ao protesto. Inicialmente, o presidente da Famup informou a adesão de 186 prefeituras.

Leia também:


Relacionadas