TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
alerta de golpe

OAB alerta sobre golpes contra escritórios de advocacia na PB

A orientação é evitar qualquer transferência de dinheiro para agilizar o recebimento de RPVs e precatórios

Por Carlos Rocha Publicado em
OAB alerta sobre golpes contra escritórios de advocacia na PB
OAB alerta sobre golpes contra escritórios de advocacia na PB (Foto: OAB-PB)

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), emitiu, nesta quarta-feira (12), um alerta à sociedade paraibana sobre uma nova modalidade de fraude que vem afetando advogados e clientes do estado nos últimos meses.

O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, explicou que golpistas estão obtendo dados de processos disponíveis na internet, como números de telefone, e, em seguida, entram em contato com os clientes se passando por advogados e escritórios, solicitando dinheiro com a promessa de agilizar os processos.

"O acesso aos dados na internet muitas vezes é aberto, e os golpistas estão explorando essa vulnerabilidade ao entrar nos processos, obter informações, como números de telefone, e ligar para os clientes fingindo ser advogados e escritórios, solicitando depósitos em contas. Essa fraude tem se repetido com frequência. Esse tipo de golpe afeta a advocacia e a confiança dos clientes. Vamos representar para a abertura de inquérito a fim de investigar e punir os envolvidos nesse tipo de fraude", afirmou Harrison Targino.

A presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-PB, Jullyanna Viegas, ressaltou que um dos principais alvos dos golpistas é o pagamento de precatórios, sendo os golpes realizados principalmente por meio do WhatsApp. "Os golpistas entram em contato com os clientes, se passando por advogados e escritórios, para acelerar o pagamento de precatórios. Temos recebido diversos relatos de clientes que caíram nesse golpe e realizaram transferências bancárias", declarou.

A OAB-PB alertou os clientes para que procurem seus advogados de confiança e verifiquem se há solicitação de pagamento de valores. A orientação é evitar qualquer transferência de dinheiro para agilizar o recebimento de RPVs e precatórios. A OAB reiterou que advogados e escritórios não adotam esse tipo de conduta.


Relacionadas