TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
levantamento

Síndromes respiratórias: PB teve média de 1 morte por dia na última semana

Casos de óbito confirmados passaram de 31 para 39 em oito dias

Por Carlos Rocha Publicado em
Síndromes respiratórias: Paraíba teve uma morte por dia na última semana
Síndromes respiratórias: Paraíba teve uma morte por dia na última semana (Foto: Divulgação/Governo da PB)

A Paraíba registrou um aumento significativo no número de mortes por síndromes respiratórias em apenas oito dias, de acordo com os boletins da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Segundo o último levantamento, divulgado nesta segunda-feira (5), o estado contabilizou 39 óbitos, oito a mais em comparação com os 31 registrados na semana anterior. Entre as causas das mortes, foram identificados 22 casos de influenza (um deles com coinfecção com Vírus Sincicial Respiratório - VSR), 14 casos de VSR, dois casos de Rinovírus e um caso de parainfluenza.

Das vítimas, 20 estavam na faixa etária de 0 a 9 anos, sete tinham entre 33 e 58 anos, e 12 eram idosos com mais de 60 anos. Os óbitos ocorreram em residentes de diferentes municípios da Paraíba, com destaque para Monteiro, que registrou nove mortes, seguido por João Pessoa com seis óbitos. Outros municípios afetados foram Sousa, Sapé, Campina Grande, Alagoa Grande, Cabedelo, Conde, Cuité de Mamanguape, Esperança, Jacaraú, Lagoa Seca, Queimadas, Quixaba, Santa Luzia, Santa Rita, São João do Tigre, São José da Lagoa Tapada, Solânea, Sumé e Tacima. Atualmente, o estado investiga dois óbitos adicionais relacionados a essas síndromes respiratórias.

Além dos óbitos, foram confirmados 652 casos de síndromes respiratórias até o dia 3 de junho. Dentre esses casos, foram registrados 61 de Influenza A, 91 de Influenza B, 355 de VSR, 11 de Adenovírus, 26 de Rinovírus e 3 de Parainfluenza.

Cobertura vacinal e leitos

No que diz respeito à cobertura vacinal, a vacina contra influenza está disponível até o dia 30 de junho e atingiu 75,01% de cobertura na Paraíba. O público infantil, compreendendo crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, alcançou 70,6% de adesão à vacinação. Do total de 312.277 crianças elegíveis para receber a vacina, 220.453 doses já foram aplicadas nesse grupo.

Sobre os leitos, a secretaria informou que a Paraíba disponibiliza 270 leitos de enfermaria e 51 leitos de UTI em todo o estado. Segundo o Complexo Estadual de Regulação (CER), a taxa de ocupação nas UTIs pediátricas é de 80,39%, enquanto nas enfermarias é de 74,07%. Nas últimas 24 horas, o CER registrou a internação de oito crianças com sintomas respiratórios nos leitos de referência.

As autoridades de saúde afirmaram que estão em alerta diante do aumento nos casos e óbitos por síndromes respiratórias na Paraíba. Reiteraram que medidas de prevenção e vacinação são fundamentais para conter o avanço dessas doenças e proteger a população, especialmente as crianças, que representam um grupo vulnerável nesse contexto.

Leia também:


Relacionadas