TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
veja locais

João Pessoa vacina contra a Influenza e Covid-19 nesta quarta (7)

Confira os locais onde os imunizantes são disponibilizandos

Por Carlos Rocha Publicado em
João Pessoa segue vacinando contra Influenza e Covid-19; veja locais
João Pessoa segue vacinando contra Influenza e Covid-19; veja locais (Foto: PMJP)

A Prefeitura de João Pessoa anunciou a disponibilidade de imunizantes contra a Influenza e a Covid-19, nesta quarta-feira (7), em várias salas de vacinas espalhadas pela cidade. Os locais de aplicação incluem unidades de saúde da família (USFs), policlínicas municipais e o Centro Municipal de Imunização, localizado no bairro da Torre. Além disso, a assistência também conta com dois pontos móveis: um no Busto de Tamandaré, com atendimento das 16h às 21h até esta quarta-feira, e outro no Mangabeira Shopping, com atendimento das 13h às 22h, que também oferece as vacinas do calendário de rotina.

O Ministério da Saúde (MS) recomenda que as vacinas contra a Covid-19 podem ser administradas simultaneamente com a vacina contra a Influenza ou qualquer outra do calendário vacinal, em qualquer intervalo na faixa etária de seis meses de idade ou mais.

É importante ressaltar que embora pessoas de todas as idades sejam suscetíveis ao vírus Influenza, alguns grupos apresentam maior vulnerabilidade a desenvolver complicações decorrentes da doença. Entre eles, destacam-se gestantes, puérperas, adultos com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos e indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais, especialmente relacionadas ao sistema cardiorrespiratório, obesidade, diabetes, imunossupressão, entre outras.

De acordo com dados do SI-PNI (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações), até o momento, 178.687 pessoas que fazem parte do grupo prioritário foram vacinadas contra a Influenza, o que corresponde a 61,39% do público-alvo.

Já em relação à vacinação contra a Covid-19, aproximadamente 2,4 milhões de doses foram aplicadas desde o início da campanha, englobando a primeira, segunda, terceira e quarta doses dos imunizantes (AstraZeneca, Coronavac, Janssen e Pfizer), além das vacinas para crianças a partir de seis meses de idade. Segundo o Painel da Vacinação contra a Covid-19, em João Pessoa, 95,02% da população geral está totalmente vacinada com o esquema básico contra a Covid-19.

Confira abaixo os locais de vacinação em João Pessoa nesta quarta-feira (7):

Vacinação contra Influenza: (Para toda a população a partir dos seis meses de idade)

  • Salas de vacinas nas USFs: das 7h às 11h e das 12h às 16h
  • Policlínicas Municipais: das 8h às 16h (exceto a Policlínica de Mangabeira, que funciona das 7h às 11h e das 13h às 16h)
  • Centro Municipal de Imunização: das 8h às 16h
  • Mangabeira Shopping: das 13h às 22h (acesso para pedestres) e drive-thru (apenas para adultos)
  • Busto de Tamandaré: das 16h às 21h (até o dia 07/06) - oferta das vacinas contra Covid-19 e Influenza

Vacinação contra Covid-19:

Crianças de seis meses a quatro anos (sem agendamento):

  • 1ª dose: Pfizer-BioNTech baby
  • 2ª dose: Pfizer-BioNTech baby (após 28 dias)
  • 3ª dose: Pfizer-BioNTech baby (após 60 dias)

Crianças de cinco a 11 anos (sem agendamento):

  • 1ª dose: Pfizer pediátrica
  • 2ª dose: Pfizer pediátrica (após 56 dias)
  • 3ª dose: Pfizer pediátrica (após 120 dias)

A partir de 12 anos (sem agendamento):

  • 1ª dose: 12+
  • 2ª dose: Janssen, AstraZeneca (após 60 dias) e Pfizer (após 60 dias)
  • 3ª dose: 12+ (após 120 dias da 2ª dose); imunossuprimidos (após 28 dias da 2ª dose); trabalhadores de saúde (após 120 dias da 2ª dose)
  • 4ª dose: 30+ (após 120 dias da 3ª dose); trabalhadores de saúde (após 120 dias da 2ª dose); imunossuprimidos (após 120 dias da 3ª dose)

Com a Pfizer Bivalente (sem agendamento):

  • Público geral acima de 18 anos, pessoas com deficiência, imunocomprometidas e com comorbidades acima de 12 anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde:
  • 1ª dose: Dose única de reforço

Além desses locais, também há a opção da vacinação domiciliar para pessoas acamadas e restritas ao leito que fazem parte do grupo prioritário. O agendamento pode ser feito pelo número (83) 98645-7727, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. É importante observar que algumas USFs, como Alto do Céu II, Roger III, Cruz das Armas IV e Jardim Planalto, não possuem salas de vacinas.

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) ressaltou a importância comparecer aos locais, de acordo com a faixa etária e as recomendações específicas para cada grupo. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal e garantir a proteção da população contra a Influenza, Covid-19 e demais doenças.


Relacionadas