TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Dia dos namorados

Trisal mostra que é possível amor além dos padrões; veja conteúdo multimídia

Nesse Dia dos Namorados, Portal T5 conta história de três pessoas que mostram a realidade do poliamor

Por Carlos Rocha Publicado em
Amor além dos padrões: Trisal compartilha cotidiano da vida a três nas redes sociais
Amor além dos padrões: Trisal compartilha cotidiano da vida a três nas redes sociais (Foto: Reprodução/ Instagram)

No Dia dos Namorados, celebrado como uma ocasião para troca de presentes e declarações de amor, há casais que vão além das convenções. O modelo tradicional de relacionamento entre homem e mulher não limita a diversidade do ser humano. Atualmente, é comum encontrar casais formados por pessoas do mesmo gênero, por indivíduos que não se identificam com nenhum dos gêneros e até por aqueles que preferem relacionamentos não monogâmicos. O Portal T5 conheceu a história de três pessoas que vivem juntas e têm a certeza de que é possível amar incondicionalmente mais de uma pessoa, mantendo o relacionamento saudável.

Os protagonistas dessa história real são Graziela Veras, advogada de 33 anos, Diogo Mateus, empresário de 35 anos, e Natália Bezerra, influenciadora digital de 27 anos. Embora sejam do estado do Tocantins, vivem na cidade de Cabedelo, Região Metropolitana de João Pessoa, há quase um ano. Eles escolheram o litoral paraibano como cenário para compartilhar o amor a três nas redes sociais, por meio de um perfil no Instagram com mais de 100 mil seguidores. Nele, o trisal compartilha experiências, vivências e o cotidiano. Mas como é viver um amor a três? Quais barreiras eles enfrentaram para vivenciar esse relacionamento?

"Tudo começou em 2005, quando começamos a namorar. Eu tinha 17 anos e ela, 15", conta Diogo. "Na verdade, um amigo nosso, Bruno, sugeriu brincando que a Graziela não teria coragem de se relacionar com outra mulher. A partir daí, começamos a conversar e discutir sobre o assunto. Foi quando um dia eu falei com ela, e ela disse que tinha curiosidade e interesse em experimentar. Assim, ela descobriu sua bissexualidade. Desde então, tivemos vários encontros casuais e nos tornamos um casal pouco convencional, ou melhor, um casal convencional, só que com mais uma mulher", acrescenta.

Confira a entrevista em vídeo:

A descoberta

Graziela revelou que sentiu algo diferente quando viu Natália pela primeira vez. Foi o primeiro passo de uma série de descobertas que estavam por vir.

"Foi por meio de amigos que conhecemos a Natália. Começamos a nos envolver e não conseguimos mais nos desgrudar. Percebemos que precisávamos nos reconhecer como casal, ou melhor, como trisal. Quando vi a Natália pela primeira vez, achei-a muito linda e comentei com o Diogo: 'Você viu aquela menina? Ela parece muito a Mulher-Maravilha'. Ele concordou que ela era realmente linda", disse.

A advogada contou ainda que sentiu uma certa resistência por parte de Natália no início, mas Grazi não imaginava que o sentimento era recíproco.

"No início, a Natália não reagiu muito bem e não sabia se queria ou não. Sempre saíamos juntos, até que chegou o momento em que desisti. Eu disse: 'Não dá. Já tentamos, e ela não demonstrou interesse. Vamos deixar a Natália em paz, ser apenas amigos e seguir em frente'. Foi quando ela percebeu que tinha perdido uma pessoa maravilhosa e veio atrás [risos]. A partir desse primeiro contato, nunca mais deixamos de ficar juntos", afirma Graziela.

Graziela contou que o divisor de águas para a descoberta de que ela e Diogo estavam apaixonados por Natália foi a partir de um rompimento.

"Foi nesse momento que percebemos que estávamos namorando de fato, quando eu e a Natália tivemos uma discussão boba e terminamos nossa amizade colorida. Foi nesse momento que percebi que não conseguia mais ficar sem ela, e o Diogo também percebeu que não conseguia mais ficar sem ela. Então, conversei com o Diogo e falei: 'Eu não sei como isso vai ser. Eu não sei se isso é possível, porque até então eu não entendia sobre poliamor, mas eu quero isso para a minha vida, eu quero a Natália'. Ele respondeu: 'Vamos lá'. No início, nenhum de nós tinha a intenção de formar um trisal. Foi algo que simplesmente aconteceu", relata Graziela.

A família

Lidar com a família foi um desafio, principalmente para Graziela. "Eu estava casada com o Diogo há 15 anos, então para minha família, que vivia em Goiânia e não testemunhou a construção dessa história de amor, foi complicado de entender. As pessoas diziam: 'Como assim o Diogo vai largar a esposa dele para ficar com outra? A Grazi vai largar o Diogo e ficar com a Naty? Isso não vai dar certo'. Para a família do Diogo e da Natália, foi mais tranquilo, pois eles participaram dessa construção do relacionamento. Almoçávamos com a família dela, viajávamos juntos. Para eles, foi mais fácil lidar com a situação", explica.

Desde então o casal não se separou mais e lá se vão quase três anos de relacionamento a três. Eles afirmam que o relacionamento é fechado, ou seja, eles não têm interesse em ficar com outras pessoas, nem em um quarto integrante na vida amorosa deles. Mas eles perceberam que o formato não convencional despertava a curiosidade das pessoas e decidiram compartilhar essas vivências.

Dia a dia

Segundo o trisal, alguns hábitos foram se desenvolvendo naturalmente no relacionamento. Por exemplo, quando dois deles estão em desacordo, o terceiro age como uma figura neutra.

"Desde o início, nós três nos respeitamos muito, então, nunca estabelecemos regras. Os hábitos surgiram naturalmente", afirma Natália. Quanto à vida sexual, o trisal menciona que, no começo, era necessário que os três estivessem disponíveis simultaneamente, mas com o tempo essa regra foi flexibilizada.

"Hoje, se apenas eu e Natália estivermos juntas e tivermos vontade, podemos nos envolver. Se Diogo estiver com Natália, eles também podem", disse Graziela.

"Não sentimos ciúmes entre nós três. Geralmente, nosso ciúme é direcionado a pessoas externas. Nunca houve problemas quando alguém demonstrou mais atenção a um ou a outro. Nosso relacionamento é realmente um triângulo. Todos se envolvem entre si, com a mesma química", complementa Natália.

Gravidez

A solidez do relacionamento do trisal é tão evidente que Graziela e Natália planejam engravidar simultaneamente de Diogo, apenas precisando decidir a data.

"Brincamos que queremos pelo menos dois filhos de cada uma. Queremos engravidar juntas. Diogo que se prepare", diz Graziela. "Imagina as duas gestantes, com os nervos à flor da pele? Misericórdia", destaca Natália. Porém, para Diogo, conviver com as duas sob o mesmo teto não é um problema. "Deus me fez um cara muito paciente e consigo lidar bem com a situação. Geralmente, elas não têm TPM ao mesmo tempo."

O perfil nas redes

A ideia de criar um perfil nas redes sociais surgiu por conta da profissão de Natália, que já era influenciadora digital. "No início, criamos as redes sociais apenas para compartilhar um pouco do nosso dia a dia com as pessoas que estavam ao nosso redor. Eu pensei que, como já trabalho com redes sociais e compartilho meu cotidiano diariamente, seria legal se as pessoas também pudessem acompanhar a nossa rotina", disse.

"Queríamos mostrar que nosso relacionamento é normal, assim como qualquer outro, mas envolve três pessoas. Mostramos as dificuldades, os altos e baixos. Recebemos diariamente mensagens de pessoas que também desejam viver algo assim, mas têm medo do preconceito da família, dos amigos e da sociedade em geral. Claro, também recebemos críticas e julgamentos de pessoas que não aceitam e disseminam ódio. No entanto, a maioria das pessoas que nos seguem nos aceita muito bem e nos enxerga como inspiração", destaca Natália.

Para aqueles que se identificam com esse tipo de relacionamento, o trisal incentiva a seguir o coração, ser autêntico e viver de acordo com os próprios sentimentos, sem se preocupar com o que os outros vão dizer, pois sempre haverá críticas.

"Para as pessoas que têm vontade de viver esse amor livre, esse formato de relacionamento, eu digo: se libertem, porque é muito bom. Claro que não é perfeito, tem seus altos e baixos, mas ter um relacionamento em que você tem duas pessoas para te acolher, te amar incondicionalmente, te ajudar, te dar conselhos e até mesmo discutir às vezes, é muito bom", afirma Natália.

Dia dos namorados

E assim como em outros tipos de relacionamento, o trisal também celebra o Dia dos Namorados. Quando questionados sobre como pretendem comemorar a data, tanto Diogo quanto Graziela e Natália têm suas respostas. "No meu caso, vai ser maravilhoso, porque eu tenho dois namorados", diz Graziela. "Para mim, será um dia em dose dupla, pois tenho tudo o que um relacionamento comum pode oferecer, mas com duas deusas", declara Diogo. "Dois presentes muito picantes, com certeza", acrescenta Natália. "Eu preparei uma surpresa. Só posso dizer que está relacionada ao faroeste", finaliza Graziela.

O trisal formado por Graziela, Diogo e Natália representa um relacionamento não convencional, que desafia os padrões tradicionais e mostra que é possível amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo, mantendo um relacionamento feliz e saudável. A história, compartilhada nas redes sociais, tem inspirado e despertado curiosidade em muitas pessoas que desejam viver relações amorosas fora do modelo tradicional.


Relacionadas