TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
nesta terça (13)

João Pessoa vacina contra a Covid-19 e Influenza; veja locais

O cronograma com os detalhes diários está sendo divulgado nos canais oficiais da gestão municipal

Por Carlos Rocha Publicado em
Aplicação das doses em João Pessoa
Aplicação das doses em João Pessoa (Imagem: Reprodução / Secom)

Nesta terça-feira (13), a Prefeitura de João Pessoa continua com as ações de imunização contra a Covid-19 e Influenza, com postos de vacinação distribuídos pela cidade. Os moradores podem se dirigir às unidades de saúde da família (USFs), ao Centro de Imunização e às policlínicas municipais a partir das 7h. Além disso, há um ponto de vacinação fixo no Mangabeira Shopping, no formato drive-thru, disponível das 13h às 22h. O cronograma com os detalhes diários está sendo divulgado nos canais oficiais da gestão municipal.

Além da imunização contra as campanhas ativas de Influenza e Covid-19, todos os serviços da rede municipal de saúde estão atualizando a caderneta de vacinação com as doses de rotina. O chefe da Seção de Imunização de João Pessoa, Fernando Virgolino, ressaltou a importância de as pessoas se atentarem aos prazos descritos no cartão de vacina, para evitar atrasos nas doses. Manter a caderneta de vacinação atualizada é garantia de cuidado e prevenção.

O Ministério da Saúde (MS) recomenda que as vacinas contra a Covid-19 possam ser administradas simultaneamente com o imunizante contra a Influenza ou qualquer outra vacina do calendário, em qualquer intervalo, a partir dos seis meses de idade.

Embora pessoas de todas as idades sejam suscetíveis ao vírus Influenza, certos grupos são mais vulneráveis a desenvolver complicações decorrentes da doença. Entre eles, destacam-se gestantes, puérperas, adultos com mais de 60 anos, crianças com menos de cinco anos e indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais, especialmente relacionadas ao sistema cardiorrespiratório, obesidade, diabetes, imunossupressão, entre outros. Portanto, é essencial que todos os esforços sejam feitos para vacinar esses grupos prioritários.

Segundo dados do SI-PNI - Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, já foram vacinadas 205.755 pessoas que fazem parte do grupo prioritário da Campanha de Vacinação contra Influenza, o que corresponde a 70,81% do público-alvo.

Em relação à vacinação contra a Covid-19, desde o início da campanha, foram aplicadas aproximadamente 2,4 milhões de doses, incluindo a primeira, segunda, terceira e quarta doses dos imunizantes (Astrazeneca, Coronavac, Jansen e Pfizer), além das vacinas para crianças a partir de seis meses de idade. De acordo com o Painel da Vacinação contra Covid-19, em João Pessoa, 95,02% da população geral já está totalmente vacinada com o esquema básico contra a Covid-19.

Confira os locais de vacinação em João Pessoa nesta terça-feira (13):

Vacinação contra Influenza:

  • Salas de vacinas nas USFs* – 7h às 11h e das 12h às 16h
  • Policlínicas Municipais – 8h às 16h (Policlínica de Mangabeira: 7h às 11h e das 13h às 16h)
  • Centro Municipal de Imunização – 8h às 16h
  • Mangabeira Shopping – 13h às 22h (drive-thru para todos os públicos)

Vacinação contra Covid-19:

  • Crianças de seis meses a 2 anos (sem agendamento) 1ª dose: Pfizer-BioNTech baby 2ª dose: Pfizer-BioNTech baby (28 dias) 3ª dose: Pfizer-BioNTech baby (60 dias)
  • Crianças de 3 e 4 anos (sem agendamento) 1ª dose: Pfizer-BioNTech baby 2ª dose: Pfizer-BioNTech baby (28 dias) 3ª dose: Pfizer-BioNTech baby (60 dias)
  • Crianças de 5 a 11 anos (sem agendamento) 1ª dose: Pfizer pediátrica 2ª dose: Pfizer pediátrica (56 dias) 3ª dose: Pfizer pediátrica (120 dias)
  • Pessoas a partir de 12 anos (sem agendamento) 1ª dose: 12+ 2ª dose: Janssen, Astrazeneca (60 dias) e Pfizer (60 dias) 3ª dose: 12+ (após 120 dias da 2ª dose); imunossuprimidos (após 28 dias da 2ª dose); e trabalhadores de saúde (após 120 dias da 2ª dose) 4ª dose: 30+ (após 120 dias da 3ª dose); trabalhadores de saúde (após 120 dias da 2ª dose); imunossuprimidos (após 120 dias da 3ª dose)
  • Público geral acima de 18 anos, pessoas com deficiência, imunocomprometidas e com comorbidades acima de 12 anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde (com a Pfizer Bivalente) – 1ª dose: Dose única de reforço

Vacinação Domiciliar:

  • Agendamento: (83) 98645-7727
  • Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

*Exceção das USFs: Alto do Céu II, Roger III, Cruz das Armas IV e Jardim Planalto.

Leia também:


Relacionadas