TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
praça dos 3 poderes

Profissionais da enfermagem paralisam atividades na Paraíba

Protesto acontece na praça dos três poderes, no centro da capital paraibana e categoria pede gratificações.

Por Juliana Alves Publicado em
Protesto enfermeiros joao pessoa foto reproducao instragram

Profissionais da enfermagem na Paraíba iniciaram, na manhã desta quinta-feira (29), uma paralisação de 48 horas para reivindicar o pagamento do piso salarial à categoria. Em João Pessoa, um protesto foi iniciado às 9h na Praça dos Três Poderes, em frente ao Tribunal de Justiça da Paraíba, e nos Bancários, próximo à Praça da Paz.

O ato acontece em meio a um impasse no Supremo Tribunal Federal, que retomou o julgamento do caso. Ao longo desta semana, parte do colegiado de ministros se posicionou contra as demandas da categoria e houve um acirramento da votação.

Nessa quarta-feira (28), o Sindicato dos Enfermeiros da Paraíba publicou um vídeo, através das redes sociais, convocando os profissionais para a manifestação. A presidente da associação, Milca Rego, fez um chamamento à categoria e prometeu greve por tempo indeterminado em caso de decisão desfavorável do supremo.

Apesar de ainda estar em discussão no âmbito federal, o piso da enfermagem já foi instituído na Paraíba. O governo do estado publicou no Diário Oficial dessa quarta-feira (28) a lei que determina o mínimo para cada profissional: R$ 4750 para o enfermeiro, 70% do valor para o técnico de enfermagem e 50% para o auxiliar. A lei ainda inclui remuneração mínima para as parteiras.

A categoria, no entanto, reclama que o projeto de autoria do executivo estadual não atende as gratificações de representação para os técnicos de enfermagem e os de nível superior. Um novo ato está marcado para esta sexta-feira (30), na Praça da Paz, no bairro dos Bancários, em João Pessoa.

Veja mais:


Relacionadas