TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
imunização

João Pessoa encerra vacinação contra Influenza nesta sexta (30)

A capital paraibana conquistou o 1º lugar no ranking das capitais do Nordeste, atingindo a marca de 83,46% de doses de vacina contra Influenza aplicadas

Por Carlos Rocha Publicado em
Trabalhadores de saúde, professores e idosos a partir de 60 anos também poderão ser vacinados
Trabalhadores de saúde, professores e idosos a partir de 60 anos também poderão ser vacinados (Foto: Divulgação/Secom-JP)

João Pessoa encerra, nesta sexta-feira (30), a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. A capital paraibana conquistou o 1º lugar no ranking das capitais do Nordeste, atingindo a marca de 83,46% de doses de vacina contra Influenza aplicadas na população. Além disso, João Pessoa ficou em 2º lugar entre as capitais do Brasil, perdendo apenas para Macapá, que alcançou 97,03% de cobertura vacinal. Esse percentual representa o número de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários.

Apesar do encerramento da campanha, a Prefeitura de João Pessoa continua alertando sobre a importância da vacinação contra a Influenza, que protege contra três tipos de cepas do vírus (A-H1N1, A-H3N2 e B). Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Capital, ressalta que ainda há doses disponíveis nos estoques e que a proteção da população será garantida enquanto houver vacinas. Ele enfatiza a importância de as pessoas que ainda não se vacinaram procurarem os serviços de saúde para se protegerem contra doenças evitáveis.

Nesta sexta-feira (30), a vacinação está disponível em diversos serviços de saúde, com horários de funcionamento variados. As doses da vacina contra Influenza estão disponíveis nas unidades de saúde da família (USFs), Centro Municipal de Imunização, policlínicas municipais, ponto fixo no Mangabeira Shopping e um ponto de apoio no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho. A vacinação contra a Covid-19 também está sendo oferecida simultaneamente, juntamente com todas as vacinas do calendário de rotina.

É importante ressaltar que todas as vacinas disponíveis, tanto da campanha contra a Influenza quanto contra a Covid-19, podem ser administradas simultaneamente com outras vacinas do calendário de rotina, em qualquer intervalo de tempo, para pessoas a partir de seis meses de idade.

Embora pessoas de todas as idades sejam suscetíveis ao vírus Influenza, alguns grupos são mais vulneráveis a complicações decorrentes da doença. Entre esses grupos prioritários, destacam-se gestantes, puérperas, adultos acima de 60 anos, crianças menores de cinco anos e indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais, como doenças cardiorrespiratórias, obesidade, diabetes e imunossupressão, entre outras. Portanto, é fundamental que todos os esforços sejam mantidos para vacinar esses grupos prioritários.

A seguir, estão os locais de vacinação em João Pessoa nesta sexta-feira (30):

Vacinação contra Influenza:

(Para toda a população a partir dos seis meses de idade)

  • Salas de vacinas nas USFs: das 7h às 11h e das 12h às 16h
  • Policlínicas Municipais: das 8h às 16h (Policlínica de Mangabeira funciona das 7h às 11h e das 13h às 16h)
  • Centro Municipal de Imunização: das 8h às 16h
  • Mangabeira Shopping: das 13h às 22h
  • Espaço Cultural José Lins do Rego (exposição 'Vacina, Ciência protegendo vidas!'): das 9h às 20h

Vacinação contra Covid-19:

Crianças de seis meses a 2 anos:

1ª dose: Pfizer-BioNTech baby 2ª dose: Pfizer-BioNTech baby (após 28 dias) 3ª dose: Pfizer-BioNTech baby (após 60 dias)

Crianças de 3 a 4 anos:

1ª dose: Pfizer-BioNTech baby 2ª dose: Pfizer-BioNTech baby (após 28 dias) 3ª dose: Pfizer-BioNTech baby (após 60 dias)

Crianças de 5 a 11 anos:

1ª dose: Pfizer pediátrica 2ª dose: Pfizer pediátrica (após 56 dias) 3ª dose: Pfizer pediátrica (após 120 dias)

A partir de 12 anos:

1ª dose: 12+ 2ª dose: Janssen, Astrazeneca (após 60 dias) e Pfizer (após 60 dias) 3ª dose: 12+ (após 120 dias da 2ª dose); imunossuprimidos (após 28 dias da 2ª dose); e trabalhadores de saúde (após 120 dias da 2ª dose) 4ª dose: 30+ (após 120 dias da 3ª dose); trabalhadores de saúde (após 120 dias da 2ª dose); imunossuprimidos (após 120 dias da 3ª dose)

Com a Pfizer Bivalente:

  • Público geral acima de 18 anos
  • Pessoas com deficiência
  • Imunocomprometidas e com comorbidades acima de 12 anos
  • Gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde

1ª dose: Dose única de reforço

Vacinação domiciliar:

  • Pessoas acamadas e restritas ao leito que fazem parte do grupo prioritário

Agendamento: (83) 98645-7727 Horário: das 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Exceção das USFs: Alto do Céu II, Roger III, Cruz das Armas IV e Jardim Planalto.

A população de João Pessoa é encorajada a aproveitar essa oportunidade de imunização e a se proteger contra as doenças que podem ser prevenidas por meio da vacinação.


Relacionadas