TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
SEMANA SANTA

Páscoa: saiba como escolher peixes e frutos do mar para o feriado

Para não errar na hora de escolher, algumas dicas simples ajudam a identificar os que estão mais frescos

Por Rinaldo Pedrosa Publicado em
Cecaf semana santa venda de peixeirs foto kleide teixeira 04
(Foto: Kleide Teixeira/Arquivo/PMJP)

Um dos grandes desafios do tradicional almoço de Páscoa é escolher bem os alimentos para o preparo das refeições. Com a aproximação do período da quaresma, peixes e frutos do mar são vendidos no comércio local. Esses itens alimentícios se tornam a grande aposta do mercado. Para não errar na hora de escolher, algumas dicas simples são válidas e ajudam a identificar os que estão mais frescos e bem refrigerados.

De acordo com o  mestre em alimentos, Rodrigo Dutra, o peixe que está dentro do congelador precisa estar sem cristais ou pedra de gelo na embalagem porque a presença indica que o alimento foi recongelado. Neste caso, a qualidade do alimento é diminuída e aponta perda de nutrientes do pescado. “Prefira sempre os frescos e embalados com o Selo de Inspeção Federal (SIF) que seja de uma marca consolidada no mercado e que passe confiança. Uma outra dica é ficar atento a cor e a textura que são padrões de qualidade quando falamos em frutos do mar”, comenta.

É importante lembrar do sabor e textura característicos desses alimentos quando estão frescos. A lagosta, por exemplo, tem um sabor suave e adocicado e lembrar disso na hora de escolher o que levar pra casa pode ajudar a acertar. Por isso, a aparência do peixe entrega se aquele produto está fresco ou passado. “Entre as principais condições que devem ser observadas está o brilho nas escamas, sem odor forte, guelras bem vermelhas e olho bem vivo”, conta o especialista da FPB.

Os locais de compra também merecem ser motivo de preocupação. Nunca devem ser consumidos alimentos de procedência duvidosa, por isso, é importante comprar em supermercados e estabelecimentos que passam pelas normas de vigilância sanitária. Em lugares em que não existem normas é mais fácil a manipulação do alimento. Além disso, higienizar as mãos e utensílios no preparo da refeição faz toda a diferença na qualidade final.

Usar alimentos frescos, ambiente limpo e com higiene contribuem para uma boa alimentação. Outra dica importante sobre os pratos preparados com o coco, eles devem ser refrigerados e consumidos com, no máximo, 2 dias. Por isso, é importante fazer uma quantidade mais correta para não correr o risco de ingerir alimento estragado ou jogar comida no lixo”, finaliza.

Veja a matéria exibida pela TV Tambaú:

Receba notícias do Portal T5 no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta fazer parte do nosso grupo: https://chat.whatsapp.com/Fe5UDzME7JL0zho5rlYRIQ

Veja mais:


Relacionadas