TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
João Pessoa

Enfermeiros paralisam atividades e pedem pagamento do 'piso salarial'

Manifesto acontece na Praça da Paz, no bairro dos Bancários, em João Pessoa.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Manifestação teve início na praça da Paz
Manifestação teve início na praça da Paz (Foto: Divulgação)

Profissionais da enfermagem realizam nesta sexta-feira (10), uma manifestação em que pedem melhores salários e condições de trabalho. A categoria também deflagrou greve de 24 horas e fará no período mobilizações em pontos distintos de João Pessoa.

O grupo reivindica que mesmo com o governo do estado informando que a Paraíba seria o primeiro estado no Brasil a pagar o piso, isso não aconteceu em razão da retirada de gratificações transformando, segundo a categoria, o piso em teto. Prestadores de serviço e contratados não teriam recebido o piso aprovado em congresso.

Nesta manhã hoje um grupo de reuniu nas imediações da Praça da Paz, no bairro dos Bancários. Está agendado um novo manifesto durante a tarde de hoje na avenida Epitácio Pessoa. Ao menos quatro sindicatos relacionados à defesa dos profissionais de saúde estão envolvidos na articulação.

Mobilização nacional

Para hoje profissionais da saúde de todo o país agendaram protestos que tem como objetivo reivindicar o pagamento do piso salarial da enfermagem no Brasil. O movimento, inclusive, é encabeçado pelo Fórum Nacional da Enfermagem. Vale lembrar que nacionalmente há impasse com relação ao pagamento do benefício.

A Lei nº 14.434 aprovada pelo Congresso Nacional informa que o valor do piso para enfermeiros é de R$ 4.750. Da quantia, 70% é destinada aos técnicos de enfermagem, e 50% aos auxiliares de enfermagem e parteiras.

Leia mais:


Relacionadas