TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
castelo branco

Defesa Civil interdita imóvel após desabamento em João Pessoa

Parte da casa, na comunidade Santa Clara, desabou, mas não houve feridos

Por Carlos Rocha Publicado em
Defesa Civil interdita imóvel após desabamento em João Pessoa
Defesa Civil interdita imóvel após desabamento em João Pessoa (Foto: Defesa Civil - João Pessoa)

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec-JP) interditou, nesta segunda-feira (6), uma casa na Comunidade Santa Clara, no bairro do Castelo Branco, após parte do piso da área de serviço e do muro cederem devido a um vazamento. Duas pessoas estavam no imóvel no momento do desabamento, mas ninguém ficou ferido. Segundo o órgão, os dois moradores vão receber o auxílio-moradia emergencial.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, o desabamento desta segunda-feira não tem relação com as chuvas dos últimos dias na Capital, mas com um vazamento antigo, que inclusive já era de conhecimento da proprietária.

“O desabamento do muro e o colapso causado na estrutura da residência não foram provocados pelas chuvas que caíram nessas últimas horas, mas por um vazamento. Esta casa oferece risco, mas a proprietária não queria deixar o local. Agora, com esse desabamento, foi necessário interditar e os moradores vão receber o auxílio emergencial”, disse.

Kelson Chaves afirma que a Defesa Civil segue monitorando as áreas de risco e com as equipes de prontidão para atender os chamados da população em caso de necessidade. “Nós estamos atentos aos alertas emitidos pelo Inmet e quando forem necessárias quaisquer medidas elas serão tomadas”, pontuou.

Alerta meteorológico – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta segunda-feira, com previsão de chuvas variando entre 30 e 50mm, podendo chegar a 50 ou 100mm, e risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios. O alerta se encerra às 20h desta segunda.

Dados pluviométricos – Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), os bairros com maior índice de chuvas nas últimas 24 horas – até às 14h desta segunda – foram o Altiplano, com 12,6mm; Manaíra, com 12mm e Tambauzinho, com 8,4 4mm. Já no Cuiá, foram registrados 4,6mm; no Grotão 3,8mm; no Centro, 2,8mm, e no Cristo 2,2mm.

Como acionar a Defesa Civil – Em caso de ocorrência, a população deve acionar a Defesa Civil pelos números 0800-285-9020 ou 98831-6885 (WhatsApp). O serviço funciona 24 horas. A Compdec/JP está presente em todas as ações de proteção e assistência às comunidades, especialmente nos períodos de maior intensidade de chuvas.


Relacionadas