TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
incerteza

Quase 90 famílias da Paraíba seguem na busca por parentes desaparecidos

Desaparecimento de Pedro Gabriel, 17 anos, completa 100 dias no próximo domingo (19).

Por Juliana Alves Publicado em
Pedro Gabriel está desaparecido há quase 100 dias.
Pedro Gabriel está desaparecido há quase 100 dias. (Foto: Reprodução)

Novas investigações sobre o paradeiro do adolescente Pedro Gabriel, em João Pessoa, trazem à memória de muitas pessoas as dores de ter um parente desaparecido. Na Paraíba, pelo menos 86 famílias vivem a incerteza se um dia encontrarão o familiar. O dado, obtido pelo Portal T5, é do Ministério Público da Paraíba com base no Programa de Localização e Identificação de Pessoas Desaparecidas (Plid).

Os desaparecimentos começaram a ser registrados pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) em 2017, quando o Plid foi implantado no estado, e somam cerca de 170 casos. A base de dados cruza informações de diversos órgãos, incluindo os nacionais, que ajudam na busca e localização das pessoas desaparecidas. Desde que o programa começou a funcionar, 84 casos foram solucionados.

Ao T5, a promotora de Justiça e coordenadora do Plid, Liana Carvalho, explicou que na maioria das vezes a complexidade de um caso está associada ao tempo de desaparecimento da pessoa. “Quanto maior o tempo, menos chances de encontrarmos os interessados”, disse.

Buscas por Biel - O desaparecimento de Pedro Gabriel, 17 anos, completa 100 dias no próximo domingo (19). De acordo com as investigações, após retornar da escola, ele teria atendido um cliente em um estabelecimento comercial mantido pela família. Depois disso, não foi mais visto.

Nesta quarta-feira (15), a Polícia Civil da Paraíba fez novas buscas pelo corpo do adolescente. As ações aconteceram no Cemitério do Cristo, em João Pessoa. De acordo com o delegado Bruno Victor Germano, uma ossada humana enterrada de forma clandestina foi encontrada por cães farejadores. O Instituto de Polícia Científica (IPC) fará análise do material para confronto com material genético da mãe do menino. Não há previsão para entrega desse laudo.

O T5 procurou a mãe do adolescente, que preferiu não dar entrevista.

Nesse cenário, é evidente que a falta de respostas sobre um paradeiro tem impactos negativos para o Estado, julgado muitas vezes como ineficiente. Mas, para a promotora, é preciso reconhecer que existem limitações de informações dos órgãos ou “até mesmo o fato do desaparecido querer manter-se em situação ‘não encontrada”. Para ela, essas situações dificultam as investigações dos casos de desaparecidos.

Como proceder em caso de desaparecimento?

Ao constatar o desaparecimento de um familiar ou amigo, compareça imedientatame a uma delegacia ou utilize a Delegacia Online e faça um Boletim de Ocorrência de desaparecimento. O BO é o documento que desencadeia oficialmente a investigação de um desaparecimento.

Além disso, procure outros órgãos públicos que possam auxiliar na busca; descarte a possibilidade de falecimento; procure em hospitais e pronto-socorro e divulgue para a sociedade uma foto recente da pessoa desaparecida.

Leia também:


Relacionadas