TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
cirurgia

Paraíba registra terceiro transplante de coração em 2022

A doação do órgão veio de uma mulher de 28 anos, vítima de um acidente vascular cerebral hemorrágico, em decorrência de eclampsia

Por Carlos Rocha Publicado em
Paraíba registra terceiro transplante de coração em 2022
Paraíba registra terceiro transplante de coração em 2022 (Foto: Secom-PB)

A Paraíba registrou, nesta quinta-feira (22), o terceiro transplante de coração do ano no estado. A doação do órgão veio de uma mulher de 28 anos, vítima de um acidente vascular cerebral hemorrágico, em decorrência de eclampsia. A receptora é uma mulher paraibana de 44 anos, que já aguardava na fila há dois anos e quatro meses.

Além do coração, também foram doados o fígado, os dois rins e as córneas. O fígado foi para um paraibano de 63 anos, o rim esquerdo, para outro homem da Paraíba, de 46 anos, e o rim direito para um receptor de Brasília. As córneas foram levadas para o Banco de Olhos, para serem analisadas e transplantadas em seguida. Essa foi a quinta doação na Paraíba em menos de um mês.

Em 2022, a Paraíba soma a realização de 300 transplantes, superando o total de 2021, que teve 295. Já foram 245 cirurgias de córneas, três de coração, 29 de rins, 20 de fígado e três de medula óssea. Na fila de espera por uma doação existem atualmente 441 paraibanos. São 250 esperando uma córnea, dois à espera de um coração, 13 aguardando um fígado e 176 esperam por um rim.

“Em menos de mês, nós conseguimos realizar cinco doações. É um número importante, expressivo, que mostra a responsabilidade, comprometimento e trabalho contínuo da Central de Transplantes”, pontua a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central de Transplantes, Rafaela Dias.


Relacionadas