TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
realizou sonho

Paraibano de 13 anos se torna atleta e músico após perder a visão

Marquinhos perdeu completamente a visão aos 6 anos e o oftalmologista Alex Sá explicou como identificar a doença de forma precoce

Por Carlos Rocha Publicado em
Paraibano de 13 anos se torna atleta e músico após perder visão para o glaucoma
Paraibano de 13 anos se torna atleta e músico após perder visão para o glaucoma (Foto: Repordução/ Globoplay)

O natal um adolescente que mora na cidade de Cabedelo, na Paraíba, foi pra lá de especial. Marcos Martins dos Santos, ou simplesmente Marquinhos, teve a oportunidade de ficar frente a frente com o seu maior ídolo, o maestro João Carlos Martins. Marquinhos perdeu a visão quando tinha penas 6 anos de idade, por conta do glaucoma. Nem isso impediu que o pequeno gigante desenvolvesse habilidades incríveis, a de ser multi-instrumentista autodidata e também atleta paralímpico.

Paratleta da PB toca nove instrumentos e realiza sonho de conhecer Maestro João Carlos Martins — Foto: Reprodução/Globo

Marquinhos descobriu ainda na infância que tinha glaucoma. De acordo com o oftalmologista Alex Sá, ouvido pelo Portal T5, essa é uma doença nos olhos causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico. Segundo o Ministério da Saúde, a doença tem mais de 1 milhão de casos registrados no Brasil. Além disso, atinge cerca de 2% da população acima dos 40 anos e é responsável pela maioria dos casos de cegueira no país.

O diagnóstico tardio não possibilitou que Marquinho revertesse o quadro, mas ele encontrou outras maneiras. Ele se interessou por música clássica e logo se tornou fã do maestro João Carlos Martins. Com o tempo, o pequeno já tocava instrumentos e admirava os grandes compositores.

Paralelamente, Marquinhos treinava para competições de atletismo e, em novembro desse ano, representou a Paraíba nos jogos escolares no Sudeste do país. O jornalístico dominical Fantástico aproveitou a oportunidade para fazer uma surpresa ao talentoso paraibano. Deixá-lo frente a frente com seu ídolo.

Marquinhos topa piano para João Marcos Martins — Foto: Reprodução / Rede Globo

O encontro foi um presente de natal antecipado para o jovem, que abriu um largo sorriso ao saber que teria a oportunidade de ouví-lo tocar bem de perto. Marquinhos recebeu o convite para tocar em um concerto juntamente com o maestro.

Histórias como a do Marquinhos nos inspira a seguir em frente em busca dos nossos sonhos nao importa a circunstância. Ela também nos alerta acerca da importância de observar os sinais que o corpo apresenta e sempre buscar orientação médica acerca do que possa surgir de diferente.

Uma das questões levantadas a partir da história de vida de Marquinhos é como identificar o glaucoma em crianças. O oftalmologista Alex Sá deu mais detalhes acerca do tema.

O que é o glaucoma?

O glaucoma é uma neuropatia, ou seja, uma doença do nervo óptico, estrutura que liga os olhos ao cérebro. Este dano no nervo pode ser causado pelo aumento da pressão intraocular. É uma doença progressiva que, sem tratamento, irá levar à perda de visão periférica (lateral) e, em última análise, à cegueira.

Quais os fatores de risco?

    ⁃    Pressão intraocular aumentada, a principal delas
    ⁃    História familiar
    ⁃    Idade: pacientes acima dos 60 anos têm maior risco de desenvolver a doença.
    ⁃    Etnia: indivíduos afrodescendentes e de origem latina possuem risco 3 vezes maior de desenvolver o glaucoma e, além disso, um risco de cegueira por glaucoma 6 vezes maior do que a população de origem caucasiana.
    ⁃    Medicamentos: o uso prolongado de medicamentos à base de corticosteroides também aumenta o risco.
    ⁃    Doenças oculares: tumores, descolamento de reino e inflamações podem aumentar o risco de glaucoma.
    ⁃    Outras doenças: pacientes com diabetes, problemas cardíacos, hipertensão e hipertireoidismo são fatores que precisam de mais atenção do especialista.

Existe formas de evitar o glaucoma?

A melhor forma é o diagnóstico precoce. Todas as pessoas devem fazer exame de fundoscopia (fundo de olho) e a aferição da pressão intraocular anualmente após os 35 anos de idade e, em caso de haver algum fator de risco, devem ser feitos os exames anualmente em qualquer idade. Ou seja, ir ao oftalmologista

Como ocorre o glaucoma na infância? 

Temos as causas primárias, sem uma causa específica, sendo o principal fator a má formação congênita e hereditariedade, denominamos a condição de “glaucoma primário.” Quando a doença é resultado de um trauma ocular ou de uma doença sistêmica, denominamos a condição de “glaucoma secundário.” A maioria dos casos de glaucoma na infância é primário, congênito (presente desde o nascimento) ou infantil (desenvolvido entre 1-24 meses de idade)

Glaucoma em crianças é raro?

Cerca de 1 a cada 10 mil crianças nascem com glaucoma.

O que deve ser observado nos bebês?

Toda criança deve ir ao médico oftalmologista todo ano, desde o nascimento até os seis anos de idade. Também é obrigatório sair da maternidade já com o teste do reflexo vermelho (teste do olhinho) realizado.

    •    Lacrimejamento excessivo, chamado epífora;
    •    Sensibilidade à luz;
    •    Piscar excessivo dos olhos, chamado blefaroespasmo, particularmente diante de luz brilhante;
    •    Olhos irritados e vermelhos;
    •    Olhos esbugalhados e grandes, sintoma particularmente perceptível quando o glaucoma ocorre em um olho apenas.

Imagens: TV Globo/Reprodução

Leia também:


Relacionadas