TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
no Instagram

Alerta de 'fake news' atinge perfis de políticos paraibanos

Quem tenta seguir Tarcísio Jardim (Progressistas) e Wallber Virgolino (PL) no Instagram recebe o alerta de Fake News

Por Carlos Rocha Publicado em
Alerta de 'fake news' do Instagram atinge perfis de políticos paraibanos
Alerta de 'fake news' do Instagram atinge perfis de políticos paraibanos (Foto: Reprodução/ Instagram)

O Instagram está alertando usuários antes de seguir determinadas pessoas com base nas notícis consideradas falsas pelas agências de checagem que ela publica na pllataforma. Isso ocorreu com a atriz Regina Duarte, a jornalista Carla Cecato e até mesmo com os políticos paraibanos Tarcísio Jardim (Progressistas), vereador de João Pessoa, e Wallber Virgolino (PL), deputado estadual.

"Tem certeza de que deseja seguir Wallber Virgolino?", diz o alerta. "Esta conta publicou repetidamente informações falsas que foram analisadas por verificadores de fatos independentes ou que eram contra nossas Diretrizes da Comunidade", complementa. Da mesma forma ocorre com o vereador Tarcísio Jardim. Ambos têm o perfil verificado.

O Instagram diz que usa tecnologia e feedback da própria comunidade para identificar publicações e contas que costumam disseminar fake news. Além disso, desde 2019, trabalha com verificadores de fatos independentes certificados para identificar, analisar e rotular as informações como falsas.

A rede social explica ainda que, embora as notícias falsas não violem diretamente as Diretrizes da Comunidade, muitas delas escondem violações de outras categorias, como spam ou discurso de ódio, o que leva à remoção de conteúdo. Repetir essas práticas com frequência pode levar até à remoção da conta.

Antes disso, as pessoas que espalham informações falsas de forma continuada no Instagram podem receber restrições como a que ocorreu com as personalidades citadas no início da matéria, com o aviso de que esse usuário já publicou fake news. Outras restrições são a impossibilidade de conseguir marcar ou mencionar essas pessoas, além de tornar mais difícil encontrar as publicações feitas por elas.

A empresa ainda ressalta que remove perfis e conteúdos com desinformação quando há a possibilidade de ela contribuir diretamente para o risco de lesão corporal iminente ou quando "o conteúdo pode contribuir diretamente na interferência do funcionamento de processos políticos, além de certas mídias manipuladas altamente enganosas".

Relacionadas