TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
em joão pessoa

Obras do Parque da Cidade, no antigo Aeroclube, devem ter início em 2023

A informação é do secretário de Gestão Governamental da capital, Diego Tavares

Por Carlos Rocha Publicado em
Apresentado projeto de parque que será construído no Aeroclube da PB
Apresentado projeto de parque que será construído no Aeroclube da PB (Foto: PMJP)

As obras no Parque da Cidade, novo equipamento urbano que será construído na área do antigo Aeroclube, devem começar em 2023. A informação é do secretário de Gestão Governamental da capital, Diego Tavares, em entrevista. O projeto, elaborado pelo Escritório de Paisagismo Burle Marx, e o projeto de mobilidade urbana da região, foram apresentados em agosto desse ano.

“Este é um marco que não é apenas do aniversário de João Pessoa, mas de toda a sua história. Este Parque é resultado de diálogo, compromisso e responsabilidade, tem um projeto elaborado por um escritório renomado e além do espaço de lazer vai trazer soluções de mobilidade para a região”, declarou o prefeito. Na ocasião, Cícero Lucena ainda autorizou o início da elaboração do projeto executivo para o Parque.

O Parque da Cidade terá equipamentos como ciclovia, quadra de tênis, de futebol society, tênis de praia, pista de skate e patinação, viveiro, academia ao ar livre, parquinho, espaços para eventos, piqueniques, lagos, decks, mirantes elevados e diversos outros espaços de convivência. A apresentação foi feita pelo arquiteto Gustavo Leivas, do Escritório Burle Marx.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que o novo Parque é um marco em termos de qualidade de vida e conforto ambiental. “João Pessoa é referência no Nordeste por ser uma cidade com muitas áreas verdes. Com mais este parque estamos contribuindo para criar o hábito da vida ao ar livre, da convivência entre as pessoas. Esse é um equipamento público que poderá ser utilizado das mais diversas formas, por pessoas de todas as faixas etárias, inclusive para a realização de eventos”, concluiu.

O novo plano de mobilidade para a região inclui uma ponte estaiada que vai ligar as Ruas Mirian Barreto Rabelo com a Rua Suzy Lacerda e o Retão de Manaíra. Também será feito o alargamento de vias locais e implantação de binários. No total 45 ruas estão inseridas no projeto, que também prioriza ciclovias, calçadas padronizadas e itens de acessibilidade.

“Essa é uma intervenção importantíssima pois vamos integrar cinco bairros e a BR-230, que é a espinha dorsal da cidade, e tudo isso estava travado, por isso não vamos tratar apenas do entorno do Parque, mas de toda a região adjacente”, explicou o secretário municipal do Planejamento, José William Montenegro.

No dia 4 de abril de 2022 a Prefeitura passou a ser oficialmente proprietária do terreno onde está localizado o Aeroclube da Paraíba, com a assinatura do registro em cartório pelo prefeito Cícero Lucena. Em seguida, dia 26 de abril, foi feita a primeira visita ao escritório de paisagismo Burle Marx, para alinhar as referências do projeto.


Relacionadas