TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Conferência da ONU

Ativista paraibana na COP-27: 'Sozinha, não consigo representar meu povo'

O Portal T5 conversou com a Mikaelle Farias que participa da Conferência da ONU, no Egito

Por Juliana Alves Publicado em
Mikaelle é moradora de Cabedelo, na Grande João Pessoa
Mikaelle é moradora de Cabedelo, na Grande João Pessoa (Foto: Arquivo pessoal/Mikaelle Farias)

Desde o último dia 6 de novembro, diversas autoridades e ativistas climáticos, de diferentes partes do planeta, discutem políticas para conter as mudanças climáticas no mundo. Os debatem acontecem no Egito, palco da 27ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas, a COP 27. E foi para lá que a ativista paraibana Mikaelle Farias, 21 anos, levou as pautas do nordeste brasileiro.

“Eu sou a única ativista da Paraíba dentro desse espaço esse ano, e eu me sinto muito honrada de conseguir ocupar um espaço como esse. E ao mesmo tempo muito triste, porque o nordeste brasileiro é uma das regiões que mais sofre com as mudanças climáticas”

Moradora de Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa, Mikaelle disse que sente falta de mais representantes paraibanos nas discussões sobre o clima. Para ela, estar nesses espaços é fundamental para a construção de medidas de enfrentamento às mudanças climáticas aplicáveis na região Nordeste.

“Eu sozinha não consigo representar o meu povo, meu território. Preciso de mais pessoas aqui comigo para que a gente consiga fazer discussões mais amplas e para conseguir também chegar em soluções mais viáveis para os nossos territórios. É muito bom estar aqui nesse espaço, mas nós somos um povo plural e precisaríamos de mais representações da nossa região e da nossa cidade aqui dentro”

De acordo com Mikaelle, as COPs são importantes para a manutenção das políticas das civilizações. Por isso, ela sente a necessidade de colocar o nordeste do Brasil no centro do debate.

“Em todos os lugares que eu vou costumo pautar muito os impactos que a minha cidade vive. Porque as pessoas de fora precisam enxergar o Brasil fora do satélite, precisam parar de enxergar só por cima. É preciso ver quem são as pessoas que estão sendo afetadas e impactadas”.

COP-27

A conferência do clima da ONU reúne, até o dia 18 de novembro, em Sharm el-Sheikh, no Egito, representantes oficiais de governos e da sociedade civil para discutir maneiras de enfrentar e se adaptar às mudanças climáticas.

No último dia 9 de novembro, o Governo da Paraíba assinou a Carta de Compromisso dos Governadores pelo Clima. O acordo é uma iniciativa que tem o objetivo de promover ações integradas entre os estados e governo federal para o enfrentamento às mudanças climáticas.


Relacionadas