TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Atitudes transformadoras

Dia do Professor: conheça profissionais que acreditam no poder da educação

Neste sábado (15) é celebrado o Dia do Professor e o Portal T5 conta a história de paraibanos com vocação e que ensinam por amor

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Dia do Professor: conheça profissionais que acreditam no poder da educação
Dia do Professor: conheça profissionais que acreditam no poder da educação (Foto: Reprodução/Freepik)

O Dia do Professor, celebrado neste sábado (15), é a oportunidade de dar visibilidade à trajetória e aos desafios desses profissionais, que ensinam, inspiram e orientam alunos de todas as idades.

Apesar das dificuldades, ainda é possível encontrar professores que encaram o dia a dia com brilho nos olhos, acreditando que a educação é a principal ferramenta para transformar realidades. É o caso de André Uchoa, 39 anos, que há 10 atua em sala de aula.

Guiando projetos de vida

Com mais de 500 alunos em uma escola pública do bairro de Mangabeira, em João Pessoa, André acredita que a educação pode melhorar a sociedade e promover oportunidades, mas o processo começa antes da sala de aula. “O processo de transformação pela educação inicia em casa e perpassa por todo período de vida escolar, nas fases da infância e adolescência. É possível descobrir um mundo de possibilidades, mudanças e novos caminhos que pode trilhar”, diz.

André leciona as disciplinas Educação Física e Projeto de Vida, disciplina do Novo Ensino Médio, que busca auxiliar os alunos na realização dos sonhos. “Costumo dizer que Projeto de Vida é o coração da escola”, reconhece orgulhoso o profissional da educação que encontra recompensa no que faz.

“Poder enxergar as transformações que a educação proporciona é a maior premiação que um educador pode receber ao longo de sua jornada como professor e ser humano”

Transformar vidas através da educação é um lema de vida também para o professor de física e matemática, Abraão Guedes. Há oito anos ele dá aulas em escolas da Grande João Pessoa e contou ao Portal T5 que se considera um privilegiado por ser um agente dessa transformação na vida dos alunos e de suas famílias.

"Antigamente a gente ouvia dos nossos pais e avós 'estude para ser alguém da vida' e, muitas vezes, interpretávamos isso em um sentido financeiro, que não é menos importante. Mas essa frase nos faz refletir o quanto conhecimento nos torna nós mesmos, nos torna alguém. Nos faz ser parte desse contexto social", disse.

Com as mãos cheias de recadinhos, lembrancinhas feitas pelos alunos com felicitações pelo dia dos professores, Abraão conta que a escola é uma das primeira experiências dos novos cidadãos em uma sociedade organizada e ele interpreta isso como um ensaio do que está por vir lá na frente, quando se tornarem adultos.

"Um dos papéis do educador é levar a conscientização de que ele está inserido na sociedade não apenas como um ser individual, mas coletivo. É a oportunidade de se fazer um ensaio do que é a sociedade e, assim, formar cidadãos. É uma das etapas mais importantes na construção de um mundo melhor, porque é onde se transmite a cada indivíduo qual é a sua responsabilidade para com o coletivo", pontuou.

Abraão diz que a sala de aula está muito além da transmissão de conhecimento técnico. Lá, segundo ele, se constrói autoconhecimento, autoconfiança e consciência coletiva.

"Enquanto educadores nós temos também a oportunidade de não apenas transmitir o conhecimento técnico mas conscientizá-los de que dentro de uma sociedade eles têm direitos e tem deveres", finalizou.

Veja mais:


Relacionadas