TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
alerta

Paraíba teve 10 mortes por meningite em 2022, diz SES

Foram notificados outros 38 casos da doença no estado no mesmo período

Por Carlos Rocha Publicado em
Vacina criancas 02

A meningite voltou a circular em vários estados brasileiros. Na Paraíba, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), somente em 2022, houve a confirmação de 38 casos e 10 pessoas morreram. A meningite tipo meningocócica é causada por uma bactéria específica e a transmissão é feita de pessoa para pessoa, através de gotículas e secreções provenientes do nariz, da boca e da garganta.

A meningite meningocócica tem sido responsável pelo aumento de mortes na região sudeste do país e acendeu o alerta em outros. A maneira mais eficaz de combater essa doença é através da vacinação.

O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária da vacinação contra a meningite. A vacina meningocócica ACWY (Conjugada) foi implantada na rotina de vacinação dos adolescentes em 2020. Esta vacina encontra-se disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, tendo como indicação administrar uma dose ou um reforço, conforme situação vacinal, para adolescentes de 11 e 12 anos de idade. Assim, até fevereiro de 2023 a indicação é ampliar para aqueles com 13 ou 14 anos e atualizar o esquema vacinal dos adolescentes com 11 ou 12 anos – meninos e meninas.

Na capital paraibana, a vacina pode ser encontrada nas Unidades de Saúde da Família, que funcionam das 7h às 11h e das 12h às 16h, e também no Centro Municipal de Imunização, que funciona das 8h às 17h.

Confira abaixo o esquema completo disponível por faixa etária:


Relacionadas