TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Especial publicitário

Tarifa Social facilita acesso de famílias a energia elétrica

Em 2022, a Energisa facilitou o cadastro de 23 mil pessoas

Por Carlos Rocha Publicado em
Tarifa Social facilita acesso de famílias a energia elétrica
Tarifa Social facilita acesso de famílias a energia elétrica (Foto: Divulgação)

Juliana Pinheiro tem um consumo de energia referente a um imóvel pequeno, já que ela mora apenas com a filha. A artesã é beneficiada pela tarifa social de energia elétrica, um programa do Governo Federal que oferece descontos reais na conta de luz. “Todo mês vem o valor descontado em cima do que seria o valor normal. Geralmente é uma taxa que varia entre R$27,00 reais a R$37,00 dependendo do nosso consumo,” afirma Juliana.

A economia que a artesã faz mensalmente na conta de energia ajuda no orçamento familiar dela. “Esse desconto para quem vive com uma renda mínima e que sustenta a casa é um desconto significativo. Já é um pão, um leite que falta para minha filha. Às vezes, a gente tá apertada e já paga uma conta de água,” conta.  Para fazer cadastro no programa social foi super simples. “Eu fiz o cadastro no programa social Renda Brasil e através dele eu me cadastrei na Energisa,” diz Juliana.

No primeiro semestre deste ano, a Energisa facilitou o cadastro de 23 mil pessoas, valor quase 50% maior que o mesmo período do ano passado.

De acordo com a representante da Energisa, Alana Ferreira, a empresa incentiva e reforça a comunicação sobre a tarifa social. “A gente está mensalmente fazendo cruzamento de dados com as informações do Ministério da Cidadania e com as concessionárias, que no nosso caso é a Energisa. Todo cliente que a gente vê que está no cadastro único, que chegou esse mês, ele é automaticamente cadastrado. Porém, têm alguns que a gente sabe que não estão cadastrados e que poderiam estar. Esse número é aproximadamente de 270 mil pessoas que têm esse pré-requisito de estar no cadastro único, mas não estão. Estamos intensificando a divulgação para que eles tenham acesso a esse benefício.”

Para solicitar o recebimento da tarifa social de energia elétrica o cliente deve estar inscrito no cadastro único. E apresentar número do NIS, número da UC (unidade consumidora), CPF do responsável, RG ou outro documento oficial com foto. O cadastramento pode ser feito através do site energisa.com.br, da central de atendimento ou nas agências de atendimento presencial. 
Link:


Relacionadas