TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
manifestação

Profissionais de enfermagem protestam contra suspensão do piso em JP

Eles protestaram contra uma decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF)

Por Carlos Rocha Publicado em
Profissionais de enfermagem protestam contra suspensão do piso em JP
Profissionais de enfermagem protestam contra suspensão do piso em JP (Foto: Reprodução/ TV Tambaú)

Enfermeiros filiados à Associação Brasileira de Enfermagem na Paraíba fizeram um protesto na manhã desta quarta-feira (7) no espaço onde se concentrava o desfile cívico-militar, no Centro de João Pessoa. Eles protestaram contra uma decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu piso nacional da enfermagem no último domingo (4).

Barroso é relator uma ação apresentada pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços (CNSaúde), que defende que o piso é insustentável. Diante dos dados já apresentados na ação, o ministro avaliou que há risco concreto de piora na prestação do serviço de saúde, principalmente nos hospitais públicos, Santas Casas e hospitais ligados ao SUS.

O piso, aprovado por Câmara e Senado, foi sancionado pela Presidência da República. Ele seria pago pela primeira vez nesta segunda, e valeria para os setores público e privado. O valor seria de R$ 4.750 e serviria de referência para o cálculo do mínimo salarial de técnicos de enfermagem (70%), auxiliares de enfermagem (50%) e parteiras (50%).

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se reuniu nesta terça-feira (6), para discutir uma solução.  O encontro durou cerca de uma e ambos se comprometeram a prosseguir os trabalhos e o diálogo em busca de consenso. A decisão de Barroso, de suspender o piso, deve ser reavaliada pelo plenário virtual do STF a partir da próxima sexta-feira (9).


Relacionadas