TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Mercado de Trabalho

Na PB, empresário com dificuldade em contratar aposta em qualificação de equipes

Mais de 10 mil vagas de emprego foram abertas no estado, em 2022.

Por Edcesar Oliveira Publicado em
Empresário aposta na capacitação dos funcionários.
Empresário aposta na capacitação dos funcionários. (Foto: Reprodução/Instagram/@titopetstorejp)

Nos primeiros seis meses deste ano, pequenos negócios foram responsáveis por gerar mais de 10 mil vagas de emprego com carteira assinada na Paraíba. O saldo é atribuído a uma resposta do mercado a demandas que foram congeladas durante o período da pandemia da Covid-19. Enfrentando a crise, um exemplo de persistência é o empresário Lucas Lucena, dono de um pet shop em João Pessoa. A equipe dele cresceu nos últimos seis meses, com a admissão de 11 novos funcionários.

De acordo com o empresário, o processo seletivo é difícil no mercado pet. As pessoas que foram contratadas estavam desempregadas ou trabalhando irregularmente. Foi preciso investir na capacitação da equipe, com cursos profissionalizantes, com recursos da própria empresa.

"Às vezes, as pessoas não chegam aptas a exercer a função, não têm experiência ou cursos. Então, invisto em capacitação em quem acredito que entregará um bom trabalho. Até os que já chegam preparados, conseguimos melhorar o nível de conhecimento através de cursos".

A gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae/PB, Ivani Costa, enfatiza que a contratação de profissionais de serviços tem crescido, mas ainda é cedo para apontar uma tendência. "O que se vê está no processo de rápida contratação das empresas em resposta à demanda", afirma.

Para Ivani, o mercado de trabalho tem oportunidade para diversos níveis de capacitação, mas o aperfeiçoamento é fundamental. "É natural a busca das empresas por profissionais já mais experientes. Para os que ainda estão buscando novas oportunidades, a dica é investir na formação pessoal em áreas mais específicas e evitar formação mais generalista, buscando certificações que sejam creditadas e reconhecidas no mercado”, avalia a gestora.

Novas vagas de trabalho

Segundo um levantamento feito pelo Sebrae/PB, de janeiro a junho, as médias e grandes empresas registraram o fechamento de 3.008 vagas de emprego formal, enquanto a administração pública teve a abertura de 29 vagas. Dessa forma, o estado registrou a abertura de 6.747 postos de trabalho. Somente no mês de junho, as MGE geraram 1.321 vagas de emprego, enquanto a administração pública registrou a abertura de três postos de trabalho.

+ Paraíba apresenta queda na taxa de desemprego, aponta IBGE 

Em relação aos setores, o que registrou maior número de empregos gerados pelos pequenos negócios entre janeiro e junho deste ano foi o de serviços, com 5.860 vagas criadas, representando 57,2% do total de aberturas do período. Na sequência, construção civil (2.141), comércio (1.248), indústria da transformação (994), serviços industriais de utilidade pública (141) e indústria extrativa mineral (56).

No acumulado dos seis primeiros meses de 2022, as MPE do setor de serviços continuaram sendo a principal força geradora de postos de trabalho do país, superando a marca de 533 mil contratações. Os setores de construção e indústria da transformação seguem em segunda e terceira posições, com 168,8 mil e 126,3 mil empregos gerados respectivamente.

Veja também: 


Relacionadas