TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Risco de desabamento

Chuvas em João Pessoa provocam interdição de pelo menos 27 casas

No último fim de semana, nove famílias foram resgatadas após terem casas invadidas pela água

Por Edcesar Oliveira Publicado em
Chuvas joao pessoa 1 1 scaled
(Foto: PMJP/Divulgação)

As chuvas que antecedem o período de inverno provocaram interdições de várias casas em João Pessoa, na Paraíba. Pelo menos 27 residências tiveram o acesso considerado de risco pela Defesa Civil, nos bairros Cruz das Armas, Alto do Mateus, Castelo Branco, Mangabeira e Engenho Velho.

Nesse sábado (28), 39 pessoas tiveram suas casas alagadas e foram resgatadas por equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Devido a ação emergencial, as residências não foram interditadas, mas a prefeitura contabiliza cerca de nove famílias. Elas foram encaminhadas para o Centro de Atividades e Lazer Padre Juarez Benício, em Gramame.

Além das pessoas da comunidade Engenho Velho, outras duas famílias, advindas da comunidade Santa Clara, estão sob a tutela da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) da capital. Elas estão em abrigos temporários, recebendo alimentação e assistência enquanto aguardam a liberação do auxílio moradia.

Os desabrigados da comunidade Santa Clara, do Castelo Branco, deixaram suas residências após interdição da Defesa Civil na quarta-feira (25) da semana passada. Ao total, foram sete residências do bairro e uma outra que fica em Mangabeira.

O Portal T5 contactou a prefeitura de João Pessoa a fim de atualizar o número total de desabrigados e desalojados. A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) informou que está responsável por 43 pessoas desabrigadas (39 advindas da comunidade Engenho Velho e quatro da Santa Clara). A Defesa Civil, no entanto, informou não saber o número total de desalojados (pessoas que deixaram suas casas e estão abrigadas em residências de familiares ou terceiros).

À reportagem, a Defesa Civil confirmou ainda que em abril e maio ainda houve mais duas interdições: seis casas foram interditadas no bairro Alto do Mateus no dia 16 de maio e quatro casas foram interditadas no bairro de Cruz das Armas em abril. As residências não foram desinterditadas e essas pessoas estão desalojadas.

A Defesa Civil orienta a população para que acione o órgão caso seja observada qualquer anormalidade devido às chuvas. O número para acionar o órgão é o 199.

Veja mais:


Relacionadas