TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Pandemia

Liberar 'mega eventos' é o cenário ideal para propagar o coronavírus, diz secretário

Geraldo Medeiros citou o aumento de casos da doença em países da Europa

Por Carlos Rocha Publicado em
Secretário de Saúde da PB recomenda cautela na liberação de eventos
Secretário de Saúde da PB recomenda cautela na liberação de eventos (Foto: Secom-PB)

O secretário de Estado da Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, comentou nesta quinta-feira (18) sobre a liberação de eventos com 100% da capacidade de público no estado. A prefeitura de João Pessoa publicou que, caso haja queda no número de internações por covid-19, há expectativa que os eventos com capacidade total de público voltem a ser autorizados na segunda quinzena de dezembro.

Vale lembrar que, em visita à Paraíba na última semana, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a expectativa é de que o brasileiro passe um natal "sem máscara".

Geraldo Medeiros disse que é preciso haver cautela para que não aconteça na Paraíba o que vem sendo registrado em países da Europa, como a Áustria, que precisou decretar um Lockdown para tentar frear o avanço da contaminação por Covid-19. Ele mencionou ainda a liberação de público em estádios, como ocorreu no Rio de Janeiro e ressaltou a importância do distanciamento, principalmente nesses ambientes, em que o uso da máscara geralmente não é realizado corretamente.

"As pessoas precisam entender que esses mega eventos que ocorrem em estádios, como ontem no Rio de Janeiro, com pessoas todas elas sem máscaras, gritando, se abraçando e se aproximando, esse é o cenário ideal para a propagação do vírus, não há segredo. Se as pessoas, durante Natal, ano novo e carnaval promoverem essas aglomerações, nós teremos um cenário idêntico ao que está ocorrendo na Europa, teremos o retorno do aumento do número de casos", disse.

Leia também:


Relacionadas