TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
interdição

SES-PB confirma notificação da Anvisa e suspenderá lotes da Coronavac

Instituição aguarda indicações do PNI para encaminhar quem eventualmente tenha recebido doses de lotes com distribuição suspensa.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Dose da Coronavac
Dose da Coronavac (Imagem: Reprodução / Butantã)

A Secretaria de Saúde da Paraíba (SES-PB) confirmou no início da noite deste sábado (4), que recebeu notificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e deve suspender a distribuição de lotes da vacina Coronavac, produzida pelo instituto Butantã – em São Paulo, através de parceria com o laboratório Sinovac, da China.

Segundo a Anvisa ao menos 25 lotes foram envasados em uma planta de produção não inspecionada. A aplicação das doses está suspensa ao menos no período de 90 dias em todo Brasil.

Segundo a SES-PB, o estado aguardará orientações do Plano Nacional de Imunização (PNI) para proceder soluções à quem eventualmente pode ter recebido doses dos lotes L202106038 ou 202107101H - que chegaram ao estado. “ A orientação do Ministério da Saúde (MS) é que aqueles municípios que receberam os lotes citados, suspendam a utilização dos mesmos e que mantenham as doses reservadas, conservando em temperatura entre 2ºC e 8º C até nova orientação do órgão federal”, diz um trecho do texto.

Confira a nota na íntegra

NOTA - A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que foi notificada da decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em suspender, de forma cautelar, a distribuição e o uso de alguns lotes da vacina Coronavac/Butantan. Diante da informação, a SES destaca iniciou o processo de notificação aos municípios sobre a suspensão da aplicação desse imunizante de acordo com os lotes recebidos. A orientação do Ministério da Saúde (MS) é que aqueles municípios que receberam os lotes citados, suspendam a utilização dos mesmos e que mantenham as doses reservadas, conservando em temperatura entre 2ºC e 8º C até nova orientação do órgão federal. Dos lotes suspendidos pela Anvisa, dois chegaram à Paraíba: o L202106038 (01 dose)recebido no mês de julho e o 202107101H (02 doses), recebido no mês de setembro. A SES distribuiu um total de 13.220 doses. A SES aguarda orientação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) à respeito da condução daquelas pessoas que podem ter sido vacinadas com as doses destes lotes.


Relacionadas