TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
avaliação

Novo Normal: 95% dos municípios estão na bandeira laranja na PB

A avaliação começa a valer nesta segunda-feira (31)

Por Gracielle Araujo Publicado em
Novo normal 01

Foi divulgada neste sábado (29) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) a 26ª avaliação do Plano Novo Normal Paraíba. De acordo com a publicação, houve um crescimento na bandeira vermelha de 5%, o que representa a participação de 12 municípios. Os outros 95% de municípios paraibanos, equivalente a 211 cidades, estão na bandeira laranja, entre eles Bayeux, Cabedelo, Campina Grande, João Pessoa e Santa Rita. A avaliação passa a valer nesta segunda-feira (31) e segue pelos próximos 15 dias nos municípios paraibanos.

A 26ª avaliação mostra que 100% dos municípios paraibanos encontram-se nas bandeiras vermelha e laranja, com um expressivo crescimento de municípios classificados em laranja. Pela segunda vez ao longo de todo ciclo de avaliações não há municípios em bandeira amarela na Paraíba, a primeira vez foi na 22ª avaliação, no mês de abril.

Desde o final do mês de abril, foi possível observar um crescente aumento das ocupações dos leitos hospitalares dedicados à Covid-19, em especial dos leitos de terapia intensiva e enfermaria dedicados a pacientes adultos. O intervalo compreendido entre os dias 21 e 28 de maio, referente à análise, apresentou ainda um número médio de 98 internações ao dia em todo estado, um recorde quando comparado o mesmo dado no mês de março, até então o pior desde o início da pandemia, com 92 internações ao dia.

De acordo com o secretário executivo de Saúde do estado, Daniel Beltrammi, a rejeição ao uso de máscaras e a ocorrência de atividades com grandes aglomerações, principalmente entre a população das faixas etárias de 19 a 59 anos, afetam os indicadores utilizados pelo Plano Novo Normal no prazo de uma semana.

Entre estas medidas adotadas para conter o avanço do coronavírus está a Operação Previna-se, um esforço conjunto das forças de segurança pública, Procons e vigilâncias sanitárias, para que sejam ampliadas as medidas de fiscalização e acompanhamento propostas pelo Decreto do Governo do Estado da Paraíba, já são mais de 5.400 locais fiscalizados e 359 fechados em todo estado. Já no âmbito da saúde, são 410 leitos estaduais ativados só em 2021, sendo alcançados 1.270 leitos ativos para os cuidados à Covid-19 na Paraíba, até a última quinzena de maio, além de mais 1.022 profissionais convocados para reforçar a assistência de pacientes acometidos pelo vírus.

Leia também:

Saúde convoca mais de mil de profissionais para atuação na Paraíba; veja lista

Jovem que teve 70% do corpo queimado durante incêndio em padaria morre em JP 

+ Manifestantes fazem protesto contra governo de Bolsonaro na Paraíba 


Relacionadas