terça-feira, 27 de outubro de 2020
Busca

Paraíba

Paraíba

Dia do Rádio: paraibano abriu transmissões no Brasil há 98 anos

Primeira transmissão aconteceu no Rio de Janeiro

Por Dennison Vasconcelos

10h32 - Atualizado 25/09/2020 às 16h10
Foto: Reprodução/Fundação Cidade das Artes/Governo do Rio de Janeiro

Nesta sexta-feira (25), é comemorado o Dia Nacional do Rádio. O meio de comunicação de massas leva informação, música e diversão para milhares de brasileiros há quase 100 anos.

A data foi escolhida em homenagem ao dia do aniversário do médico e antropólogo Edgard Roquette-Pinto, responsável direto pela fundação da primeira emissora do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, atual Rádio MEC. O objetivo dele era divulgar educação e ciência pelas ondas do rádio.

Paraibano na primeira transmissão

O discurso do presidente Epitácio Pessoa foi a primeira transmissão radiofônica do Brasil, em 1922, na comemoração do centenário da Independência. Uma antena instalada no morro do Corcovado alcançou receptores em Niterói, Petrópolis e São Paulo. Nascia ali o rádio brasileiro.

Karine Tenório e Daniel Lustosa no Jornal da Manhã, na Rádio Jovem Pan, João Pessoa
Karine Tenório e Daniel Lustosa no Jornal da Manhã, na Rádio Jovem Pan, João Pessoa Foto: Divulgação/RTC

Jovem Pan João Pessoa

O jornalismo da Rede Tambaú de Comunicação (RTC) também está nas ondas do rádio paraibano. Pela frequência 102,5 FM, o Jornal da Manhã é apresentado pelos jornalistas Daniel Lustosa e Karine Tenório, de segunda a sexta-feira, às 7h.

Logo depois, o Manhã da Pan, com Fábio César, abre a programação musical da rádio número 1 do Brasil.

Com interatividade, a apresentadora da TV Tambaú, Jaceline Marques, conversa com os apresentadores sobre os fatos políticos mais importantes do estado. A interação é exibida simultaneamente, para ouvintes e telespectadores. Confira:  

Liara Nogueira (à esq.) e  Thaise Cavalcanti (à dir.)
Liara Nogueira (à esq.) e Thaise Cavalcanti (à dir.) Foto: Reprodução

Nova Brasil Maceió

Em Alagoas, a RTC tem a Rádio Nova Brasil Maceió. A programação local começa com o “Nova Manhã”, onde o ouvinte inicia o dia bem informado com os destaques jornalísticos de Alagoas e o melhor da MPB.

Noticiário dinâmico e interativo com dois grandes nomes do telejornalismo alagoano, Thaise Cavalcante e Liara Nogueira, que se juntaram à Nova Brasil para levar informação de qualidade e credibilidade além de informações do mundo da politica, esportes, comportamento e cultura. 

A emissora atende Maceió e mais 21 cidades, alcançando 1.617.178 habitantes