quinta-feira, 09 de julho de 2020
Busca

Paraíba

Paraíba

Publicado boletim com impactos na arrecadação da Paraíba durante a pandemia; confira

O informativo inclui ainda os valores e a quantidade de notas fiscais e os repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE)

Por Carlos Rocha

21h45 - Atualizado 29/06/2020 às 21h44
Foto: Ailton Diniz

Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) publicou a 8ª edição do ‘Boletim Covid-19’, que traz os impactos na arrecadação do Estado da Paraíba durante a pandemia, aborda os dados parciais da receita própria (ICMS, IPVA e ITCD), referente aos dois primeiros decêndios de junho de 2020. O informativo inclui ainda os valores e a quantidade de notas fiscais e os repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE), além das parcelas de transferências do Apoio Financeiro pela União aos Estados Federativos no mês de junho de 2020.

Os dados de 1º a 20 de junho de 2020 mostram que a arrecadação de receita própria nos três impostos estaduais (ICMS, IPVA e ITCD) teve uma redução no índice negativo (de 5,43% para 4,17%) entre o primeiro e o segundo decêndios de junho na comparação com o mesmo período de 2019. Contudo, entre 1º abril de 2020 até o dia 20 de junho de 2020, as perdas acumuladas de ICMS, IPVA e ITCD já somam R$ 239,3 milhões sobre o ano passado.

Os dados da 8ª edição do informativo vão servir para auxiliar os gestores na tomada de decisões mais assertivas e estratégicas nas áreas econômica e fiscal do Estado da Paraíba.

O Boletim, uma publicação decendial da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), é fruto da elaboração e uma ação conjunta da Gerência Operacional de Informações Econômico-Fiscais (Goief), da Gerência Executiva de Arrecadação e de Informações Fiscais (GEAIF), da Gerência de Planejamento (GPlan), da Gerência de Tecnologia e Informação (GTI), da Escola de Administração Tributária (Esat) e da Assessoria de Imprensa.

Boletim Covid-19 - 8ª edição