sexta-feira, 10 de julho de 2020
Busca

Paraíba

Paraíba

Anunciada distribuição de 84 leitos de UTI entre dez municípios paraibanos

Os novos leitos de UTI serão abertos em Princesa Isabel, Cajazeiras, Piancó, Pombal, Patos, Guarabira, Campina Grande, João Pessoa, Santa Rita e Mamanguape

Por Carlos Rocha

19h15 - Atualizado 29/06/2020 às 22h51
Foto: Divulgação/ Secom-PB

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (29), durante o programa semanal ‘Fala, governador’, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, a distribuição dos 84 respiradores que chegaram à Paraíba na semana passada. Os equipamentos, retidos pelo Ministério da Saúde no mês de março, foram entregues à Secretaria de Estado da Saúde (SES) no último dia 22, após uma ação dos Ministérios Públicos Federal e Estadual junto à Justiça Federal. Desta forma, a Paraíba poderá concluir todo o plano de expansão de leitos previsto no Plano Estadual de Contingência para a Covid-19.

De acordo com o chefe do Executivo estadual, os novos leitos de UTI serão abertos na UPA de Princesa Isabel (1); no Hospital Regional de Cajazeiras (2); na UPA de Cajazeiras (3); no Hospital Regional de Piancó (8); no Hospital de Pombal (5); e no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (4), permitindo a totalização do Plano de Contingência na região de Patos.

Além disso, serão abertos três leitos de UTI na UPA de Guarabira; 12 leitos no Hospital de Clínicas de Campina Grande; 20 leitos na unidade II da Maternidade Frei Damião; 21 leitos do Hospital Solidário; três leitos na UPA de Santa Rita; e dois leitos no Hospital de Mamanguape.

“Com isso, estamos atendendo todas as regiões do Estado e reforçando as estruturas existentes para que a gente possa atender melhor a população, principalmente, nesse momento em que há uma interiorização dos casos de Covid no Estado”, pontuou.

João Azevêdo ainda reforçou a necessidade de manter as orientações dos órgãos de Saúde para evitar uma maior propagação do coronavírus no Estado.  “O Governo do Estado está fazendo a sua parte, abrindo leitos, mas precisamos do apoio da população no sentido de permanecer em casa, só sair para qualquer atividade extremamente necessária com a utilização de máscaras. Com todas essas ações, vamos continuar oferecendo a segurança que a população da Paraíba espera dos gestores, dando a certeza de que o sistema de Saúde vai continuar dando as respostas, sem a necessidade de entrar em filas”, acrescentou.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado (SES), a Paraíba contabiliza, até o momento, 45.057 casos confirmados de coronavírus e 931 óbitos, distribuídos em 217 municípios. Na Grande João Pessoa, a taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto é de 70%. Em Campina Grande, a taxa é de 65%, e no Sertão, 48%.