TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
nesta quarta-feira (18)

Professores da UFPB fazem paralisação em protesto contra novo reitor

Valdiney Veloso Gouveia foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro

Por Redação Publicado em
Ufpb 171212 143654
Foto: Divulgação/UFPB

Professores da Universidade Federal da Paraíba paralisam as atividades nesta quarta-feira (18), em protesto ao novo reitor da instituição, Valdiney Veloso Gouveia. A nomeação do candidato menos votado na consulta pública foi realizada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no dia 5 de novembro.

A assembleia do sindicato da categoria aconteceu na última sexta-feira (13) e contou com mais de 250 docentes virtualmente. Um ato entre os professores foi marcado às 16h desta quarta-feira, na Praça da Paz, no bairro dos Bancários.

Nas redes sociais, o Sindicato dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba (AdufPB) informou que recebeu um oficio eletrônico da Reitoria da instituição, que informava “as implicações jurídicas do ato e eventuais providências que podem ser tomadas”.

A adufPB disse que o documento é considerada "tentativa de afronta à categoria docente e repudia essa ação autoritária do gabinete interventor".

Na reitoria

Estudantes protestam em frente à reitoria da instituição desde o dia 5 de novembro. Na tarde desse dia, um encontro reuniu centenas de estudantes, professores e técnicos da universidade.

+ Posse de novo reitor da UFPB tem ataque com ovos

Reintegração 

No dia 9 de novembro, a Justiça Federal determinou a saída dos estudantes da reitoria. Sobre a decisão judicial, o advogado do movimento, Breno Melo, disse que não há bloqueio no prédio e os protestos acontecem de forma pacífica.

A decisão do juiz federal Bruno Teixeira foi determinada sob pena de multa diária no valor de R$ 1 mil, por dia de atraso, caso haja descumprimento.

Sobre a continuidade dos protestos, o advogado afirmou que "a intenção agora é que o movimento se nacionalize e vire uma causa de outras entidades e instituições, dentro do corpo docente do Brasil inteiro". disse.

No STF

Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega deram entrada no Supremo Tribunal Federal (STF) com mandado de segurança para anular a nomeação do professor Valdiney Gouveia ao cargo de reitor. As duas foram as candidatas mais votadas para os cargos de reitora e vice-reitora da instituição.

Intervenções

Essa é a 11ª intervenção do presidente em nomeações de reitores desde que assumiu a presidência.

Na UFPB, pela consulta online, a chapa "Orgulho de ser UFPB", de Valdiney e Liana Filgueira Albuquerque, teve soma ponderada e normalizada de 106,496, ficando em terceiro lugar, com cerca de 5% dos votos. Na votação, o primeiro lugar ficou com a chapa “Inovação com inclusão”, de Terezinha Domiciano Dantas Martins e Mônica Nóbrega, com soma de 964,518

saiba mais

Relacionadas