sábado, 28 de novembro de 2020
Busca

Paraíba

Paraíba

A importância do Programa Bilíngue no processo educativo

A educação bilíngue no Marista Pio X proporciona aos alunos as competências necessárias para usar duas ou mais línguas em situações sociais e acadêmicas.

Por Redação Portal T5

12h11 - Atualizado 23/10/2020 às 12h23
São adotados materiais que compreendem o ensino da língua de modo integrado e interdisciplinar.
São adotados materiais que compreendem o ensino da língua de modo integrado e interdisciplinar. Imagem/ Divulgação/Colégio Marista

Formar cidadãos para um mundo plural. Esse é o objetivo do Programa Marista Bilíngue, voltado ao ensino de segundo idioma em sala de aula como diferencial para os estudantes.

Sabemos da capacidade de aprendizagem natural das crianças no começo da caminhada escolar. Quando iniciado nessa fase, o ensino de um novo idioma é facilitado e colabora para o desenvolvimento de habilidades e competências como a concentração, a criatividade, o raciocínio lógico e a ampliação do repertório cultural.

O Colégio Marista Pio X, desde 2020, implantou o Programa Marista Bilíngue by Cambridge para estudantes da Educação Infantil ao 1° ano do Ensino Fundamental. A novidade para 2021 é que o programa será estendido até o 5° ano do Ensino Fundamental.

A novidade para 2021 é que o programa será estendido até o 5° ano do Ensino Fundamental.
A novidade para 2021 é que o programa será estendido até o 5° ano do Ensino Fundamental. Imagem/ Divulgação/Colégio Marista

A iniciativa educacional tem como objetivo preparar os estudantes para viverem em uma sociedade global e conectada, além de contribuir com o respeito e o reforço da perspectiva da internacionalidade da identidade do Instituto Marista, já iniciada nos outros segmentos por meio de programas adequados a cada uma das etapas da Educação Básica. Dentre eles, destaca-se a experiência no exterior por meio do Intercâmbio Marista e o curso de inglês ofertado pelo Marista ID.

A educação bilíngue no Marista Pio X proporciona aos alunos as competências necessárias para usar duas ou mais línguas em situações sociais e acadêmicas. Desta forma, o colégio ensina por meio do idioma Inglês e não apenas a Língua Inglesa como uma matéria no cronograma de disciplinas. Isso significa que os estudantes não terão apenas aulas de Inglês, mas sim aulas dos diversos campos do conhecimento em Inglês.

O Colégio Marista Pio X, desde 2020, implantou o Programa Marista Bilíngue by Cambridge para estudantes da Educação Infantil ao 1° ano do Ensino Fundamental
O Colégio Marista Pio X, desde 2020, implantou o Programa Marista Bilíngue by Cambridge para estudantes da Educação Infantil ao 1° ano do Ensino Fundamental Imagem/ Divulgação/Colégio Marista

O Programa se dá em parceria com a Cambridge University Press e a Cambridge Assessment English, ambos departamentos da Cambridge University, uma das mais tradicionais e prestigiadas do mundo e com abordagem única para o ensino, a aprendizagem e a avaliação do inglês.

São adotados materiais que compreendem o ensino da língua de modo integrado e interdisciplinar, proporcionando ao estudante contato diário com a Língua Inglesa.

Jardyla Maria, mãe marista de Maria Clara e Júlia, o projeto bilíngue da Educação infantil, no Marista Pio X, está sendo extremamente proveitoso
Jardyla Maria, mãe marista de Maria Clara e Júlia, o projeto bilíngue da Educação infantil, no Marista Pio X, está sendo extremamente proveitoso Imagem/ Divulgação/Colégio Marista

Para Jardyla Maria, mãe marista de Maria Clara e Júlia, o projeto bilíngue da Educação infantil, no Marista Pio X, está sendo extremamente proveitoso.

“Apesar das condições adversas e aulas não presenciais, é notória a evolução das crianças e a intimidade que eles já adquiriram com a língua inglesa, em apenas um semestre. Percebe-se uma pronúncia perfeita, utilização espontânea de palavras, números e cores em situações do cotidiano e uma assimilação impressionante de tudo que é ministrado nas aulas”, diz ela.

Sobre a ampliação da experiência iniciada na Educação Infantil, acrescenta: “superou as expectativas e essa ampliação é um desejo expresso pelos pais.”

O diretor do colégio, Prof. Aloirmar José, está entusiasmado com essa ampliação, pois acredita que a educação bilíngue colabora para o desenvolvimento de habilidades e competências sociocognitivas, além de ampliar a perspectiva cultural à medida que favorece a formação do estudante para lidar com as necessidades impostas por uma comunicação global.

Apesar dos novos desafios enfrentados, transformamos salas de aulas em inovação. Venha conhecer a nossa proposta pedagógica e faça parte do mundo Marista e inscreva-se pelo site: https://mundo.marista.edu.br/inscricao-2021