sábado, 28 de novembro de 2020
Busca

Paraíba

Paraíba

Há mais de 60 horas, bombeiros combatem incêndio no Sertão da PB

Região de serra dificulta acesso dos profissionais

Por Dennison Vasconcelos

10h01 - Atualizado 21/10/2020 às 10h16
Fogo atinge município de Mãe d'Água, no Sertão da Paraíba, desde o último domingo (18)
Fogo atinge município de Mãe d'Água, no Sertão da Paraíba, desde o último domingo (18) Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Desde o último domingo (18), bombeiros combatem incêndios que atingem uma região de vegetação no município de Mãe d'Água, no Sertão da Paraíba. De acordo com o comandante da corporação, a região de serra dificulta o acesso dos profissionais.

"A maior parte do fogo foi controlada, mas ainda há chamas no local. É complicado combater nesse lugar pois não conseguimos acesso por viaturas", disse o comandante do 4º BBM, major Danilo Galvão.

A estimativa é que o fogo tenha sido provocado por ação humana. "Alguém pode ter colocado fogo com intuito de provocar dano ambiental, como já ocorreu outra vez, ou por uma ação de queima para agricultura, em que o controle foi perdido", contou.

Fogo na região de serra dificulta combate das chamas
Fogo na região de serra dificulta combate das chamas Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros da Paraíba

O local fica a cinco quilômetros do Pico do Jabre, onde existe uma reserva ambiental, no município de Matureia.

Na última semana, a baixa umidade e ações criminosas também causaram aumento de incêndios na região do Vale do Piancó. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o aumento é de 20% nas ações de combate ao fogo.

De janeiro até 12 de outubro deste ano, 402 focos foram detectados pelo satélite de referência do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No mesmo período do ano anterior, 305 casos foram registrados. O aumento é de 31%. Veja a matéria completa