segunda-feira, 10 de agosto de 2020
Busca

Paraíba

Paraíba

Após dois meses com estoque zerado, postos de saúde recebem vacina pentavalente na PB

​A Paraíba recebeu a última remessa do Ministério da Saúde apenas em outubro do ano passado, de 14 mil doses.

Por Redação Portal T5

09h38 - Atualizado 14/01/2020 às 10h20
Foto: Reprodução/Arquivo/Tv Tambaú

Após mais de dois meses com estoque zerado, os postos de saúde dos municípios da Paraíba devem receber as doses da vacina pentavalente até esta quarta-feira (15). De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (SES), foram enviadas 19 mil doses pelo Ministério da Saúde.

Segundo a coordenadora de imunização do estado, Isiane Queiroga, a quantidade ideal para abastecer todo o grupo que necessita da vacina seria aproximadamente 90 mil doses, visto que a demanda está reprimida há cinco meses.

Conforme a SES, as 19 mil doses recebidas foram distribuídas para as gerências regionais de saúde de cada município, ou seja, cada unidade será a responsável por fazer a distribuição nos postos da cidade.

Ainda segundo a SES, o Ministério da Saúde não informou quando as vacinas serão enviadas novamente, e recomenda que as cidades adotem o esquema alternativo (ao invés da vacina pentavalente apenas, duas vacinas sejam fornecidas, hepatite B mais a DTP que é a Tríplice Bacteriana) a fim de evitar que o estoque fique desabastecido rapidamente.

A vacina pentavalente é de rotina para bebês e devem ser dadas aos 2,4 e 6 meses para proteger contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e uma bactéria responsável por infecções.

A Paraíba recebeu a última remessa do Ministério da Saúde apenas em outubro do ano passado, de 14 mil doses. A SES ressaltou que a compra da vacina é feita exclusivamente pelo órgão nacional.

Leia mais:

Donos de 9 mil veículos na Paraíba podem pedir dinheiro do DPVAT de volta

Cagepa convoca audiência pública para discussão do reajuste de tarifas