quarta-feira, 12 de agosto de 2020
Busca

Paraíba

Paraíba

Céu cor-de-rosa: primeira manhã de 2020 encanta público na orla de João Pessoa

Entenda por que o fenômeno acontece algumas vezes, tanto no nascer quanto no pôr do sol

Por Carlos Rocha

14h37 - Atualizado 01/01/2020 às 17h58
Foto: Reprodução/ Instagram

Quem passou o réveillon na orla de João Pessoa, além dos shows da virada, pôde apreciar um outro espetáculo. Dessa vez proporcionado pela natureza. O primeiro amanhecer, em tons cor-de-rosa, encantou quem decidiu dar boas vinda ao novo ano nas praias do litoral paraibano.

Internautas comentaram o fenômeno nas redes sociais e fizeram questão de publicar suas fotos nesse cenário encantador. Mas além de belos cliques, o fenômeno levantou uma questão na cabeça dos mais curiosos. Por que isso acontece?

De acordo com uma publicação da revista Super Interessante, o fenômeno tem a ver com o tanto de atmosfera que a luz percorre até alcançar o seus olhos e com a maneira como a poluição interage com essa luz.

O primeiro passo é entender por que o céu é azul. A luz é uma onda eletromagnética, e o comprimento de onda determina a cor: as próximas de 0,00045 milímetro são azuis, já as vermelhas têm cerca de 0,0007 mm. O Sol emite luz de todos os comprimentos, sem distinções. Quando essa luz penetra na atmosfera, porém, as moléculas de gás que a compõem (oxigênio, nitrogênio etc.) acham mais fácil refletir a radiação azul, de onda mais curta, do que a vermelha, mais longa. Assim, o azul se espalha.

Quando o Sol está nascendo ou se pondo, sua luz penetra na atmosfera de lado e precisa atravessar mais gás. Isso significa que há oportunidade de espalhar também a luz avermelhada, mais comprida, o que muda a cor do céu. Assim, chegamos ao vermelho. Mas e o rosa?

É aqui que entra a poluição. Certas partículas, bem maiores que as moléculas de gás comuns, refletem luz de todos os comprimentos (isto é, geram um brilho esbranquiçado, afinal, o branco é a soma de todas as cores), o que atenua o vermelho para um rosa ou amarelinho em certas situações. 

Capotamento no Litoral Sul da PB deixa cinco pessoas feridas, entre elas uma criança

Céu cor-de-rosa: primeira manhã de 2020 encanta público na orla de João Pessoa

Leia também: Hulk Paraíba fala sobre suposta gravidez de namorada; veja

Siga nosso Instagram Facebook e fique bem informado! 

Adicione nosso WhatsApp: (83) 9 9142-9330.

Confira alguns cliques registrados pelos internautas!