TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
NOTA

Prefeitura de CG garante que São João só ocorrerá com aprovação de autoridades da saúde

Em nota, a gestão respondeu o Ministério Público de Contas

Por Redação Publicado em
São João de Campina Grande deve acontecer ao longo de 60 dias, em 2022
São João de Campina Grande deve acontecer ao longo de 60 dias, em 2022 (Foto: Divulgação)

A Prefeitura Municipal de Campina Grandegarante ter paralisado atos administrativos referentes à realização do São João do município e estar empenhando os recursos para o combate ao coronavírus. A nota divulgada pela gestão é uma resposta ao Ministério Público de Contas, que pediu uma medida cautelar para que os atos sejam cancelados.

De acordo com a Prefeitura, o prefeito do município, Romero Rodrigues, paralisou a programação de montagem estrutural e, em acordo com a titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, o empenho de R$2,8 milhões citado pelo MPC foi anulado.

Ainda conforme a nota, o São João ocorrerá em outubro caso haja parecer favorável das autoridades sanitárias.

“Com o adiamento do evento, o investimento da PMCG será feito posteriormente à crise da COVID-19. Atualmente, todos os esforços e recursos estão sendo direcionados para o sistema de Saúde do Município e o evento só será realizado, em outubro, caso e tão somente as autoridades sanitárias emitirem parecer favorável com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS)”

Confira nota na íntegra: 

A Prefeitura Municipal de Campina Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, vem a público esclarecer que a medida cautelar de suspensão formulada pelo Ministério Público de Contas, notícia divulgada em vários veículos do Estado, refere-se à nota de empenho emitida em 12 de março de 2020. Nada mais natural. Nessa data, o processo da realização do São João de Campina Grande estava sendo desenvolvido normalmente e a montagem das estruturas no Parque do Povo precisava ser iniciada, conforme reza o contrato.

Com o anúncio do adiamento do evento, no dia 23 de março, o prefeito Romero Rodrigues paralisou a programação de montagem estrutural e, em acordo com a secretária Rosália Lucas, determinou a anulação do referido empenho, sem que houvesse por parte da PMCG nenhum pagamento de parcelas referente ao processo. Naquela ocasião o prefeito definiu, como foi amplamente divulgado, que o São João de Campina Grande será realizado entre os dias 9 de outubro e 8 de novembro de 2020.

O recurso do São João de Campina Grande é composto pela parceria entre o poder público e a iniciativa privada. Na atual conjuntura, a Prefeitura Municipal entra com 20% do valor do investimento, enquanto os outros 80% são formados por apoio privado e patrocínios. Antes de 2017, o desembolso dos cofres municipais era de quase 100%. O novo modelo é uma conquista histórica da atual gestão e se tornou um case nacional.

Com o adiamento do evento, o investimento da PMCG será feito posteriormente à crise da COVID-19. Atualmente, todos os esforços e recursos estão sendo direcionados para o sistema de Saúde do Município e o evento só será realizado, em outubro, caso e tão somente as autoridades sanitárias emitirem parecer favorável com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O São João de Campina Grande, que honra a nossa cultura nordestina perante o mundo inteiro, assegura tributos para a cidade e também para o Estado. Em 2019, foram injetados praticamente R$ 300 milhões na economia local e gerou mais de 5 mil novos postos de trabalhos, diretos e indiretos no Município.

O Maior São João do Mundo é um patrimônio de Campina Grande, da Paraíba e do Brasil. É um tesouro cultural-turisrico-regional de valor inestimável. Maior que ele só a saúde e a vida das pessoas.

Veja também:

Cantor 'Paulynho Paixão' morre após sofrer dois acidentes no mesmo dia

Prazo para pagamento com desconto do ISS encerra nesta sexta (3) em João Pessoa


Relacionadas