TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
coronavírus

Quatro casos descartados deram positivos para H1N1; saiba a importância da vacinação contra gripe

A campanha começa no dia 23 de março

Por Redação Publicado em
VACINAAO 10 04 2018
Foto: Reprodução / Internet

No último boletim emitido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), 11 casos suspeitos de coronavírus foram descartados. O secretário de saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, informou que dos cinco casos descartados essa semana, quatro deram positivo para H1N1. O secretário alerta da importância da vacina contra Influenza, já que a vacina protege contra doenças respiratórias comuns.

Após a confirmação dos primeiros casos de infecção pelo novo coronavírus no Brasil, o governo antecipou a campanha e as doses estarão disponíveis para o público-alvo, a partir do dia 23 de março. A decisão é mais uma medida de proteção a esses públicos, em especial aos idosos, já que a vacina é uma proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns, que, dependendo da gravidade, pode levar a óbito.

Outra preocupação em antecipar a vacinação é evitar que as pessoas acima de 60 anos, público mais vulnerável ao coronavírus, precisem fazer deslocamentos no período esperado de provável circulação do vírus, no país. As pessoas devem se vacinar de acordo com as datas e grupos informados.

De acordo com a assessora técnica do Núcleo de Imunização da SES, Milena Vitorino de Souza Vasconcelos, a previsão é que cheguem até o dia 18 de março e, em seguida, devem encaminhar aos municípios da Paraíba. Milena alerta que a influenza é uma infecção aguda, que afeta o sistema respiratório. “A imunização é muito importante para a prevenção e reduz significativamente a possibilidade de contrair o vírus, além de contribuir para redução do quadro de doenças respiratórias mais graves, como pneumonia e infecções do trato respiratório”, explicou.

A segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 16 de abril e contempla professores de escolas públicas e privadas e profissionais de segurança e salvamento.

Na sequência, a partir do dia 9 de maio, que também é o Dia D, a campanha será aberta para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós parto, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população indígena, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

A vacinação será encerrada no dia 23 de maio e meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários. Ano passado, a Paraíba atingiu 94,44%. Aprenda a distinguir os sintomas de Covid-19 e gripe acessando aqui.

Coronavírus

De acordo com o Ministério da Saúde, a priorização dos idosos nessa primeira etapa, mesmo diante da não eficácia da vacina de Influenza contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19. Além disso, a pasta considera os estudos e dados que apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos.


Relacionadas