terça-feira, 19 de novembro de 2019
Busca

Paraíba

Paraíba

"Pedal beneficente" deve reunir mais de 120 ciclistas, em João Pessoa

A concentração acontece às 6h30 no Posto Federal Brisamar

Por Redação Portal T5

19h32 - Atualizado 29/09/2019 às 02h55
Bicicleta ciclovia
Bicicleta ciclovia

O Pedal Beneficente "Um olhar para João Lucas" acontece neste domingo (29), a partir das 6h30, com concentração no Posto Federal Brisamar. O projeto foi elaborado com o intuito de ajudar o pequeno garoto de 3 anos, que sofre de paralisia cerebral, a realizar uma Rizotomia Dorsal Seletiva, cirurgia que pode recuperar os movimentos das pernas e sustentação do corpo da criança.

Entidades realizam protesto cobrando proteção à elefanta Lady

As inscrições começaram em junho deste ano, e seguem até este domingo (29). No total, cerca de 130 ciclistas pagaram um taxa e participarão da corrente de solidariedade com objetivo de proporcionar ao João Lucas uma vida com mais dignidade.

Percurso 

- Saindo da Av. Panorâmica, 10080 Posto Federal Brisamar, com concentração às 06:30h e saída programada para às 07:00.

 - Fim do percurso na Praia do Sol, localizada na Barra de Gramame, com o sorteio de brindes.

A história da família

Complicações na hora do parto fizeram com que faltasse oxigênio no cérebro de João Lucas e a paralisia cerebral fosse ocasionada. Foram 3 paradas respiratórias. O pequeno ficou internado e precisou ser forte desde muito cedo. Apenas depois de três meses foi que os pais perceberam que ele não sentava e não conseguia sustentar o corpo tão bem. Hoje, a vida do filho depende 100% deles. O menino faz sessões de fisioterapia ocupacional e fonoaudiologia para auxiliar no desenvolvimento semanalmente.

A ideia de criar um pedal beneficente e arrecadar dinheiro para a cirurgia do filho 

O pai, Alexandre Lima desde pequeno é apaixonado por bicicleta. Depois de adulto, começou a ir ao emprego de bike todos os dias, desde 2015. Hoje ele trabalha na estrada de Cabedelo e vai e volta na magrela. São cerca de 14 Km na ida e mais 14 Km na volta!

A esposa, Rosiene Santos foi quem teve a iniciativa. Sempre pesquisando e procurando, descobriu um médico no Piauí que faz a Risotomia Dorsal Seletiva. Conversou com o marido, e na falta de recursos, pensaram em criar uma rifa que já arrecadou uma parte da cirurgia. Em seguida, foi a vez dele ter a ideia do pedal beneficente, já que gosta de pedalar, e lançar a campanha em prol do filho.

Sobre a cirurgia 

Se seu filho ou sua filha tiver espasticidade e dificuldade para caminhar como resultado de paralisia cerebral, ele ou ela pode ser candidato para uma rizotomia dorsal seletiva. A rizotomia dorsal seletiva, seguida por um programa de terapia física intensiva pode ajudar a restaurar a mobilidade e a força dos músculos da pernas. 

Leia mais: Manchas de óleo já afetam 109 pontos do litoral do Nordeste

18ª edição da parada LGBTQI+ de João Pessoa acontece neste domingo (29)