Paraíba, domingo, 22 de setembro de 2019
30° C
Busca

Paraíba

Paraíba

MPPB solicita à Justiça bloqueio de R$ 426 mil da PMJP para viabilizar cirurgias no Trauminha

A petição foi protocolada nesta sexta-feira (13).

Por Redação Portal T5

20h27
Foto: Reprodução/Internet

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) protocolou, nesta sexta-feira (13), uma petição à Justiça solicitando o bloqueio de R$ 426 mil da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) para suprir a falta de equipamentos e materiais do Complexo Hospitalar de Mangabeira, conhecido como Trauminha, situado na capital.

É apresentado através do documento o descumprimento de uma decisão judicial, expedido no dia 15 de janeiro de 2016, que impôs ao município a correção de problemas apontados por conselhos de classe e órgãos de fiscalização: falta de insumos, equipamentos, órteses e próteses; insuficiência de leitos hospitalares e demora na realização de cirurgias eletivas.

Conforme o MPPB, foram encaminhados à Justiça documentos emitidos pelo hospital que expõem a suspensão de mais de 50 procedimentos, no período de 1 a 28 de agosto deste ano, por falta de materiais mínimos para a efetivação das cirurgias.

Ainda de acordo com o órgão, a situação foi constatada durante inspeção ao complexo hospitalar, na última quarta-feira (11), realizada pela 48ª promotora de Justiça em substituição, Jovana Maria Silva Tabosa, juntamente com representantes do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM).

Segundo o processo, no dia da visita, dos 19 procedimentos cirúrgicos agendados pelo complexo hospitalar, somente sete tinham sido realizados. Os outros 12 foram cancelados por falta de equipamentos como alicates cirúrgicos.

O PortalT5 tentou contato com a assessoria da PMJP mas as ligações não foram atendidas.

Leia também:

+ Saques do FGTS: Caixa inicia pagamento nesta sexta-feira (13)

+ Ator conta que Paulo Gustavo cortou beijo entre dois homens em 'Minha mãe é uma peça 3'

+ Mulher afirma que matou homem após ser estuprada em João Pessoa