Paraíba, segunda-feira, 19 de agosto de 2019
30° C
Busca

Paraíba

Paraíba

Pesquisa revela que fumar pode prejudicar a visão

A perda total dessas capacidades pode ocorrer quando o consumo é prolongado, durante muitos anos, e em grande quantidade.

Por Redação Portal T5

11h00 - Atualizado 15/08/2019 às 09h06

Pesquisa realizada pelo Laboratório de Percepção, Neurociência Cognitiva e Comportamento (LPNeC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) revela que fumar pode prejudicar a visão.

+ Asteroide pode atingir a Terra a qualquer momento, revela cientista

Segundo o estudo, o consumo de 20 cigarros por dia pode fazer com que o indivíduo diferencie 1,5 menos vezes os padrões e contraste das cores, em comparação a adultos que não fumam ou fumam menos.

A perda total dessas capacidades pode ocorrer quando o consumo é prolongado, durante muitos anos, e em grande quantidade.

Vídeo: padre ortodoxo realiza batismo violento, machuca criança e é afastado

“Concluímos que os componentes do cigarro podem afetar os vasos sanguíneos, o que culminaria nesse prejuízo”, explica Natália Almeida, que conduziu a pesquisa com o doutoranto Thiago Fernandes e o professor Natanael Santos.

O estudo, em parceria com especialistas da Rutgers University, nos Estados Unidos, continua em andamento, agora com o intuito de compreender o papel da nicotina para a perda total da percepção de padrões e contraste das cores.

Band vaza quem vai estar na prova de eliminação na semifinal do 'MasterChef 2019'; veja

“Esperamos investigar também os efeitos de diferentes quantidades de nicotina absorvidas por pessoas não fumantes”, afirma Natália Almeida.

A pesquisa foi realizada durante dois anos, a partir da observação de fumantes e de pessoas em abstinência a estímulos visuais.

Participante danifica bolo de colega ao abraçá-la em prova do 'Bake Off Brasil'

Bruna Ferreira | Ascom/UFPB