Paraíba, sexta-feira, 20 de setembro de 2019
30° C
Busca

Paraíba

Paraíba

Hemocentro PB alerta a população sobre a importância da doação de sangue

Para conseguir atender a demanda são necessárias diariamente pelo menos 150 bolsas de sangue

Por Carlos Rocha

14h37
Foto: Reprodução / Internet

No dia mundial do doador de sangue o Hemocentro João Pessoa faz um alerta à população sobre o estoque de sangue, que ainda está abaixo do esperado. Para conseguir atender a demanda são necessárias diariamente pelo menos 150 bolsas de sangue.

Podem doar pessoas de 16 a 69 anos e menores acompanhados dos pais. O doador deve pesar acima de 50 kg ter boa saúde, não fazer o uso de medicamentos, estar bem alimentado, evitando comidas gordurosas, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e ter dormido bem na noite anterior à doação. Está impedido de doar quem teve hepatite aos 11 anos de idade, portador do vírus HIV, doenças de chagas, também não pode fazer doação quem faz o uso de drogas ilícitas injetáveis e diabético que já tomou insulina ao menos uma vez.

O estoque de sangue aqui na Paraíba atitude beneficia várias pessoas uma delas é o Alessandro. Ele teve uma úlcera que evoluiu para uma doença que resultou em um sangramento digestivo. O rapaz perdeu 30% do sangue e precisou tomar 3 bolsas.

Alessandro precisou repor material, o gestor de marketing realizou uma campanha nas redes sociais e conseguiu mais de 20 novos doadores.

O hemocentro Paraíba recebe em média 110 doações por dia. O número é considerado abaixo do esperado, já que o local precisa chegar a pelo menos 150 diariamente e mais de 3.000 doações por mês para manter o estoque dentro da margem segura.

De acordo com a coordenadora de ações estratégicas do hemocentro, a necessidade de doações neste período é grande devido ao mês festivo e a chegada do inverno.

"Nessa época aumenta número de acidentes, de queimados, então é um período que a gente precisa ter um pouco mais de doadores para dar conta da demanda", disse.