sexta-feira, 18 de setembro de 2020
Busca

Paraíba

Paraíba

Aesa e ANA divulgam capacidades dos principais açudes paraibanos

O trabalho utilizou tecnologia avançada com medições a laser e revelou que dos nove reservatórios avaliados, seis comportam mais água do que apontavam os cálculos anteriores.

Por Redação Portal T5

09h11 - Atualizado 05/06/2019 às 14h47
Divulgação/Secom

As capacidades dos principais açudes paraibanos foram atualizadas pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) e Agência Nacional das Águas (ANA). O trabalho em conjunto utilizou tecnologia avançada com medições a laser e revelou que dos nove reservatórios avaliados, seis comportam mais água do que apontavam os cálculos anteriores.

+ Agência bancária é invadida em João Pessoa

O açude Coremas, localizado na cidade de mesmo nome, comporta 744 milhões de metros cúbicos, 25,77% acima do registrado no sistema de medição anterior. Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras, comporta 293 milhões, 15,14% a mais que o esperado. No açude do município de Santa Inês, o ganho foi de 13,67 %.

+ Casos de violência doméstica devem informar se a mulher possui deficiência

A atualização das chamadas CAV’s (sigla para cota, área e volume) também revelou que o reservatório Epitácio Pessoa, em Boqueirão, é capaz de reter 466 milhões de metros cúbicos. Um volume de água 13,32% maior que o registrado no antigo sistema de medição. Nos açudes Jatobá II e Lagoa do Arroz, as diferenças também foram positivas: 11,43% e 0,21, respectivamente.

+ Helton se declara para Haila após ser eliminado do MasterChef Brasil; veja

A maior divergência apontada pela atualização ocorreu no reservatório de Pilões. Localizado no município de São João do Rio do Peixe, o açude tem 39,32% menos capacidade do que o esperado: 7,8 milhões de metros cúbicos. Em Sousa, o São Gonçalo comporta 40 milhões de metros cúbicos, uma diferença negativa de 9%. Mãe d’Água, em Coremas, suporta 545 milhões de metros cúbicos, ou seja, menos 4,05%.

+ Fogaça emociona fãs ao postar vídeo da filha: "Um dia minha linda vai andar"