Paraíba, terça-feira, 21 de maio de 2019
30° C
Busca

Paraíba

Paraíba

Iphan denuncia furto de material de reforma de prédio do século XVII em João Pessoa

Estrutura é a mesma que passou por risco de desabamento e fez CBTU interditar trecho de linha férrea em abril.

Por Dennison Vasconcelos

13h26 - Atualizado 17/05/2019 às 14h29
Foto: Ewerton Correio/RTC

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) denunciou o furto de estruturas de madeira utilizadas na recuperação de um prédio do século XVII no Centro Histórico de João Pessoa.

De acordo com o superintendente substituto do Iphan, Raglan Gondim, no local deve ser instalado o Museu da Colônia, mas as obras ainda não iniciaram. "As escoras foram colocadas de forma emergencial por conta do risco de desabamento da estrutura. A segunda fase da reforma não foi iniciada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, responsável pelo local", disse.

Raglan revelou que 13 estruturas foram furtadas e a Secretaria de Planejamento não solicitou segurança da Guarda Municipal para o local. "A ausência total de segurança pode fazer toda estrutura ser levada", contou.

Foto: Ewerton Corria/RTC

O prédio em reforma é o mesmo que passou por risco de desabamento e fez a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) interditar um trecho da linha férrea no mês de abril. Veja na reportagem.

O Iphan revelou que caso não haja segurança no local neste fim de semana e a estrutura seja descoberta pelas peças de madeira, uma nova solicitação à CBTU será enviada para o bloqueio da linha férrea.

A reportagem tentou ouvir a Secretaria de Planejamento do município, mas nossas ligações não foram atendidas.

A denúncia também foi exibida no programa 'Tambaú Da Gente' da TV Tambaú. Confira:

Veja também:

+  Operação prende três pessoas acusadas de assassinar integrantes do MTST em Alhandra