Paraíba, terça-feira, 23 de julho de 2019
30° C
Busca

Paraíba

Paraíba

Preservação do meio ambiente leva João Pessoa a 1º lugar em ranking de desenvolvimento no NE

Capital paraibana teve a melhor colocação nas cidades analisadas na região no quesito que verificou arborização, monitoramento de áreas verdes, recuperação de materiais recicláveis, entre outros.

Por Lillyane Rachel

18h00 - Atualizado 15/05/2019 às 18h13
Foto: Gilberto Firmino/ Secom/ PMJP

João Pessoa foi a cidade que mais se destacou no Nordeste do país no quesito Meio Ambiente, em um levantamento realizado pela Urban Systems e a empresa Sator, em 2018. Entre várias categorias, o estudo mediu o potencial de desenvolvimento dos municípios brasileiros. Além da capital, Cabedelo e Campina Grande também apontaram boas colocações em segurança e empreendedorismo.

Foto: Reprodução/ Ranking Connected Smart Cities 2018

No ano da análise, o relatório adicionou dois novos indicadores na categoria Meio Ambiente, que além de verificar o atendimento urbano de água, recuperação de materiais recicláveis, cobertura de resíduos, arborização, monitoramento de áreas verdes, também mediu a paralisação do abastecimento de água e o tratamento de esgoto. Ambos influenciaram para determinar a inteligência de uma cidade, seja pela eficácia do sistema, ou pela sustentabilidade, respectivamente.

Nas cinco primeiras posições do Brasil aparecem as cidades de Santos (Sudeste), Balneário Camboriú (Sul), Belo Horizonte (Sudeste), João Pessoa (Nordeste) e Itumbiara (Centro-Oeste).

O Ranking Connected Smart Cities 2018 avaliou 700 cidades de todo país em categorias como Economia, Governança, Empreendedorismo, Educação, Segurança, Saúde, Tecnologia e Inovação, Energia, Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade.

Empreendedorismo e Segurança

Outro destaque no Nordeste foi Campina Grande, no Agreste paraibano. A cidade subiu 13 posições e assumiu o sétimo lugar na categoria empreendedorismo em 2018. No ano anterior, 2017, o município aparecia na vigésima posição.

As cidades melhores posicionadas na categoria são: Rio de Janeiro, na primeira posição, em seguida, Curitiba, Campinas, Florianópolis e Porto Alegre.

Cabedelo, com quase 67 mil habitantes, também apareceu no levantamento. O município ocupa o terceiro lugar no recorte de Segurança do Ranking 2018. Essa categoria é um das que possui o menor número de indicadores disponíveis. Eles estão atrelados a segurança pública e a quesitos indiretos, como iluminação pública.