Paraíba, quinta-feira, 22 de agosto de 2019
30° C
Busca

Paraíba

Paraíba

São João: Prefeitura de Patos cancela atrações que se apresentariam no Terreiro do Forró

‘A festa não se paga mais’, disse o prefeito da cidade ao explicar as alterações.

Por Redação Portal T5

17h04 - Atualizado 07/05/2019 às 06h21
Festa no Terreiro do Forró, em Patos
Festa no Terreiro do Forró, em Patos Foto: Divulgação

Em entrevista coletiva realizada na tarde desta segunda-feira (6), o prefeito Sales Júnior, da cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, esclareceu os motivos para a alteração feita no formato da festa realizada na cidade. De acordo com o comunicado, as atrações programadas para o Terreiro do Forró, principal polo da festa, foram canceladas. Segundo o gestor, a celebração deve ficar mais simples e o principal motivo é a limitação financeira do município.

Antes eu dizia que o São João se pagava, hoje não”, afirmou. “Se fosse pra manter a festa como ela aconteceu nos anos anteriores, nós teríamos que tirar dinheiro da saúde, da educação e de outras áreas”, completou em determinado trecho da fala.

Em nota divulgada no perfil oficial da festa no Instagram, a organização declarou que “um dos maiores festejos juninos do país continua de pé, mas agora com uma readequação no seu formato, tendo em vista a situação atual do município. Do Terreiro do Forró às ruas principais da cidade, essa foi a decisão unânime após uma reunião entre prefeito interino, presidente da FUNDAP, secretários do município, representantes de outras áreas da cidade, como da Câmara Municipal Patos, Câmara de Dirigentes Lojista de Patos, AQJP, UAC, GIAASP e imprensa. Se chega a conclusão que os gastos são altos para o cenário atual, mas que será possível manter o evento dentro das possibilidades financeiras da cidade”.

Sales defendeu que “O São João de Patos vai acontecer em moldes 100% culturais continuando e potencializando mais ainda a nossa tradição. Estamos suspendendo o formato da festa realizada no terreiro do forró”.

Confira a nota oficial:

Visualizar esta foto no Instagram.

*São João de Patos 2019 adapta proposta e cria novo formato* Anunciado no dia 15 de abril, o Projeto do São João de Patos 2019 - O Melhor do Brasil, foi lançado contemplando a qualidade e a economia. Um dos maiores festejos juninos do país continua de pé, mas agora com uma readequação no seu formato, tendo em vista a situação atual do município. Do Terreiro do Forró às ruas principais da cidade, essa foi a decisão unânime após uma reunião entre prefeito interino, presidente da FUNDAP, secretários do município, representantes de outras áreas da cidade, como da Câmara Municipal Patos, Câmara de Dirigentes Lojista de Patos, AQJP, UAC, GIAASP e imprensa. Se chega a conclusão que os gastos são altos para o cenário atual, mas que será possível manter o evento dentro das possibilidades financeiras da cidade. O planejamento para a edição desse ano já havia sido iniciado em novembro de 2018, com o início de formação do projeto que contemplasse a grandeza do evento e a economicidade diante das dificuldades do município. A programação foi montada de acordo com o público esperado e também contemplando a parte cultural, mesclando artistas nacionais com os locais. Processos licitatórios de contratação artística já estavam em andamento, em paralelo à captação de recursos, que já chegavam a 48% do custo estimado para o evento do total do patrocínio. O cronograma de ações, como a venda de camarotes, credenciamento de barraqueiros, comerciantes e da imprensa já estavam em curso. O início da venda de camarotes e acesso a lounge seria iniciado ainda essa semana. E tudo isso sem desviar das atividades diárias promovidas pela FUNDAP no Galpão Cultural, no Centro de Cultural Amaury de Carvalho e em demais lugares espalhados pela cidades através do projetos itinerantes da Fundação e das parcerias com produtores culturais de Patos. A programação paralela ao município continuou a todo o vapor. ... >> Continua nos comentários

Uma publicação compartilhada por São João de Patos Oficial (@saojoaodepatos) em

Programação

Ainda de acordo com a assessoria da prefeitura da cidade, na nova programação só não estão inclusas as atrações programadas para o Terreiro.

Portanto, a festa está está mantida nos seguintes moldes:

Arrastão de Drilha- 18/05

Festival de quadrilhas-01/06

Corrida da fogueira - 16/06

Passeio de carroças - 18/06

Shows culturais - 18 a 24/06 

Espetáculo junino - 20  e 22/06

Casamento coletivo - 21/06

Exposição artística - junho

Instalação junina - junho

Concurso de cordel - 18/06

Apresentação das quadrilhas - 19 a 23/06

Concurso do prato típico - 19/06

Concurso musical - 22/06

Feira de negócios (artesanato, gastronomia e calçados) - 19 a 23/06

Sol João na praça (maio e junho)

São João alternativo 21 e 22/06

Queima de figos na rua 18 do forte

Apresentação das quadrilhas juninas nos bairros (de maio a agosto)

Leia mais: Roberto Santiago e Leto Viana serão levados para presídios de João Pessoa em breve, diz TJPB

Colisão entre veículos provoca capotamento na BR-230

Tarifa de trens sofre aumento a partir desta segunda (6), na Grande João Pessoa

Siga nosso Instagram Facebook e fique bem informado!