Paraíba, quinta-feira, 17 de outubro de 2019
30° C
Busca

Paraíba

Paraíba

Quase mil cidades podem ter surto de dengue, zika e chikungunya; João Pessoa está fora da lista

Ministério da Saúde divulgou levantamento nesta terça-feira (30)

Por Redação Portal T5

14h40 - Atualizado 30/04/2019 às 14h47

O Ministério da Saúde divulgou, nesta terça-feira (30), o primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) deste ano. De acordo com o estudo, João Pessoa é uma das cinco cidades que apresenta um índice satisfatório para a baixa reprodução do mosquito.

As outras quatro cidades com índice satisfatório são: Boa Vista (RR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e o Distrito Federal.

O levantamento indica que 994 cidades tem um alto índice de infestação para o risco de surto para dengue, zika e chikungunya. No total, foram 5.214 municípios que realizaram monitoramento do mosquito responsável por transmitir essas doenças.

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Wanderson, Kleber, houve aumento nos casos. “O resultado do LIRAa confirma o aumento da incidência de casos de dengue em todo o país que subiu 339,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Esses resultados indicam que é preciso fortalecer ainda mais as ações de combate ao mosquito transmissor, com a participação da população e de todos os gestores locais e federal", afirmou.

O órgão adverte para que o sistema de vigilância reforcem os cuidados a fim de combater o mosquito.

Foram 1.804 municípios com índices satisfatórios, inferiores a 1%.

Os dados dessa pesquisa foram coletados no período de janeiro a março deste ano.