Paraíba, sábado, 20 de abril de 2019
30° C
Busca

Paraíba

Paraíba

Vídeo expõe descaso em canil de cidade na Paraíba; UFPB denuncia maus-tratos

A denúncia contra a administração do ambiente será encaminhada ao MPPB e ao CRMV/PB.

Por Redação Portal T5

08h32 - Atualizado 15/04/2019 às 11h54
Foto: Reprodução

Um vídeo compartilhado nas redes sociais neste fim de semana denuncia o possível descaso com os animais do canil do município de Sousa, no Sertão paraibano. Nas imagens, um dos cachorros come outro animal morto no pátio da instituição.

+ Ministério da Saúde suspende envio de recursos para cidades paraibanas

O Núcleo de Justiça Animal da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) elaborou uma denúncia de maus-tratos contra a administração do ambiente e a veterinária responsável, que será encaminhada ao Ministério Público da Paraíba (MPPB) e ao Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV/PB). Em entrevista à rádio Jovem Pan João Pessoa, o advogado Francisco Garcia disse que os animais apresentam falta de cuidados, doenças e fome a ponto de um comerem os outros.

Segundo Francisco, os animais abandonados na cidade são recolhidos das ruas e encaminhados ao canil, que hoje conta com aproximadamente 80 cachorros.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Sousa, o Canil Municipal foi inaugurado em janeiro de 2018 e é referenciado como modelo. "O local possui uma estrutura ampla, com equipamentos modernos e há oferta de ração e amedicamentos suficientes. Há uma médica veterinária efetiva, que trabalha todos os dias, mas que tem tido sua conduta profissional contestada e a Secretária convocou reunião na manhã desta segunda feira com a profissional e membros da ONG dos animais para  encontrar solução. Iremos investigar a conduta da profissional e abrir sindicância se for o caso", afirmou em nota.

Veja mais:

+ Empresas de João Pessoa abrem 90 vagas de emprego a partir desta segunda-feira (15)